“Quando os números são mais importantes que a qualidade”

Por: Zeca Jr.

25/09/2020 - 00:09 - Atualizada em: 25/09/2020 - 00:14

Queridos leitores, felizmente ou infelizmente sou nascido no tempo em que os produtos para serem adquiridos deveriam necessariamente possuir qualidade, não importando a quantidade em que fossem produzidos.

Se fôssemos comprar algum eletrodoméstico, ele deveria ser bom e consequentemente durável. Hoje vivemos na era dos descartáveis, comprou, estragou, joga-se fora.

Escrevendo essa crônica, lembrei de um relato de um aluno do Curso de Administração que nos contou em sala de aula, sua experiência como faccionista. A empresa dele havia produzido um lote de 1000 camisetas para uma grande empresa aqui da cidade. Sendo que o controle de qualidade da referida empresa, encontrou uma camiseta com defeito e por isso, todo o lote com as 1000 camisetas foi devolvido.

Será que o que importa nesse caso, a quantidade de camisetas produzidas, ou será que a qualidade que elas possuem?

Muitas vezes deixamos nos enganar que os números são mais importantes, deixando de lado a qualidade do serviço prestado, é justamente aí que a concorrência se aproveita da situação para entrar em campo e oferecer seus produtos com diferenciais que podem realmente causar a derrocada da empresa que só pensa em números.

Lembro com saudades de uma lavadora de roupas que tínhamos aqui em casa, foram mais de 40 anos de parceria, da época em que os produtos eram feitos para durar…Quando essa máquina estragou, como ela já era muito velha, não encontraram peças no mercado para consertá-la, foi quando resolvemos comprar uma máquina nova, daquela marca famosa, que até então era sinônimo de qualidade. Máquina nova comprada, começamos a utilizá-la conforme nos dizia o manual de instruções.

O detalhe de tudo isso é que a máquina não durou nem 5 anos, quando então tivemos que adquirir uma máquina nova. A marca que era tão famosa caiu em descrédito para mim e para minha família.

Essas coisas acontecem não somente com equipamentos eletro, mas com todos os bens e serviços que adquirimos, afinal de contas, ao comprarmos alguma coisa, queremos que ela dure e mais, que tenha qualidade, mesmo tendo que nos sujeitar a pagar mais caro pelos serviços.

Acredito que a geração dos descartáveis ainda não entendeu isso, pois o que mais importa são os indicadores, afirmando categoricamente com isso que o que importa é a quantidade e não a qualidade.

Tá na hora de revermos uma série de conceitos e fazer valer a ideia de que o que nos interessa ainda é q qualidade dos produtos que estamos adquirindo.

Não adianta de nada a marca dizer que é a melhor ou a maior do mundo, quando os serviços prestados por ela ou os produtos comercializados visam somente números, deixando de lado o principal de lado que é a qualidade.

Saint-Éxupery já havia escrito em sua obra, O Pequeno Príncipe: “As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que coleciona borboletas?”

Mas perguntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: “Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado…” elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: “Vi uma casa de seiscentos contos”. Então elas exclamam: “Que beleza!”.

Que possamos reparar as coisas com os olhos do tão famoso Principezinho e sentir que a qualidade é que faz a diferença, números são apenas números e se não forem corretamente somados, divididos, diminuídos ou multiplicados, não possuem valor algum.

Afinal de contas, ainda parafraseando Éxupery, “O essencial é invisível aos olhos!”.

No Pirata

Sexta-feira (25) é dia de Vintage Due Unplugged no Pirata.

Sexta-feira é dia de música na embarcação mais rock’n’roll da cidade. As geladeiras já estão abastecidas e todos as normas de seguranças anotadas, para você curtir uma noite pra lá de especial com o som do Vintage Due Unplugged.

Vale lembrar que a casa abre suas portas a partir das 18h e encerra suas atividades às 23h, sendo que fica o pedido para que os clientes antecipem o pagamento do que fora consumido, até às 22h40min.

Fica o toque que o Pirata está seguindo todas as normas de segurança conforme orientação da prefeitura de Jaraguá do Sul, sendo que o público está limitado a 30% da capacidade, mesmo assim, a casa orienta para que todos mantenham as distâncias entre pessoas e tragam suas máscaras. As mesas poderão ter no máximo 4 pessoas, ao transitar pelo bar você deve estar usando máscara.

No Juve

No sábado (26), vai rolar risoto no Juventus.

Novidades vindas do Juventus, dizem que além da tradicional feijoada que é preparada e servida todos os sábados, neste sábado (26), será servido um risoto especial no novo salão social do Estádio João Marcatto que foi todo remodelado para acomodar você e a sua família. Serão oferecidas opções de entrada para acompanhar o risoto e um bar completo com cerveja, refrigerante e muito mais.

Se você preferir, pode buscar no estádio João Marcatto a partir das 11h30min, ou pedir para entregar em casa através do serviço de Delivery.

As reservas tanto da feijoada como do risoto podem ser feitas antecipadamente através do WhatsApp (47) 99690-9950.

Vale colaborar com esse “Moleque Travesso” que nos traz tantas alegrias.

Lembrem-se: Figurinha repetida não completa álbum, vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!