“O novo nome da Rosa”

Por: Zeca Jr.

31/08/2018 - 10:08 - Atualizada em: 31/08/2018 - 10:19

Na noite de quinta-feira, tive a oportunidade de rever na companhia dos meus alunos do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jaraguá, o filme O Nome da Rosa (de Umberto Eco), obra esta que assisti no período em que era acadêmico do Curso de Serviço Social.

A sugestão do filme está no material didático utilizado na disciplina Ética, política e Sociedade que estou ministrando para os futuros Psicólogos, na unidade que fala sobre o pensamento filosófico.

O enredo do filme trata de mortes estranhas que acontecem num mosteiro beneditino na Itália durante a idade média, época onde poucas pessoas tinham acesso ao conhecimento, principalmente às publicações sacras e profanas.

O mosteiro do filme era um local em que acesso à biblioteca era restrito, porque naquele lugar se encontrava um saber que era considerado ainda estritamente pagão, podendo ser uma ameaça a doutrina cristã, representado pela Igreja que era detentora do poder na época.

Ao final do filme várias considerações foram feitas, mas a que especialmente chamou minha atenção foi uma analogia feita com os dias atuais, onde os políticos que então detém o poder, não buscam investir em Educação justamente porque o povo sem educação é mais facilmente manipulado.

O povo sem educação é aquele que mais facilmente se deixa corromper por um tanque de gasolina, por uma dentadura e até mesmo por uma cervejinha no balcão do bar. Mal sabem esses “deseducados” que hoje tomam uma cervejinha acompanhados por seu pretenso candidato, são os mesmos que irão sofrer juntamente com o resto da população durante 4 anos ou mais, por conta do seu voto vendido.

Enquanto isso, surgem novas propostas de políticos velhos, promessas as quais nem foram cumpridas no mandato anterior.

E a população sem educação, dá-lhe bater palma, inflamar o peito achando que está fazendo um excelente negócio.

Meus queridos, daqui a dois meses estaremos novamente voltando às urnas. Vamos então prestar atenção, estudar, ler as propostas, guardar os santinhos com as mesmas, para podermos cobrar caso algum desses candidatos forem eleitos.

A mudança depende de nós!

No Pirata

A banda Black Road é uma das atrações dessa sexta-feira no Pirata

Povo querido, o final de semana chegando e a tripulação do Pirata a mil nos preparativos para os agitos que prometem sacudir o bar mais “roquenrrôul” da cidade neste final de semana.

Só para começar de leve, nesta sexta-feira (31) duas bandas invadem o palco da casa, que são a GOON e Black Road, que trazem no repertório o melhor do rock nacional e internacional.

No sábado (1º), a noite é por conta de US2 Acústico, apresentando os clássicos do pop rock para a galera se divertir a noite toda.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: 47 98407 9266.

Schützenfest

Lindas de se ver, Paula Luisa Pereira (Rainha), Nicole Chuika (2ª Princesa) e Júlia Buttgen (1ª Princesa) são as Majestades da 30ª Schützenfest

Neste ano, a nossa querida Schützenfest completa seus 30 anos de existência. Pelo que fiquei sabendo os preparativos para esta edição da festa estão a mil por hora. Para que tudo fique dentro dos conformes para quando novembro chegar.

Aproveitando para ilustrar e deixar mais bela a coluna dessa semana, as Majestades da 30ª Schützenfest Paula Luisa Pereira (Rainha), Nicole Chuika (2ª Princesa) e Júlia Buttgen (1ª princesa).

Com certeza, no quesito beleza e simpatia a Schützenfest está muito bem representada.

Rooster Empório

Comida de boteco, uma das pedidas do Rooster Empório

No bar mais galo da cidade a boa música, diversão e aquele cardápio de dar água na boa de qualquer um, são as boas pedidas da casa.

Para este fim de semana a equipe do Rooster estará apresentando na sexta-feira (31) show com Claudio Ramalho e no sábado (1º), meu grande amigo Chico S. trazendo no repertório o melhor do pop rock com aquelas músicas clássicas, não deixando ninguém parado.

Para quem ainda não conhece, o Rooster fica colado na cabeceira da ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

Hamburgada Princípio Ativo

A banda Princípio Ativo que está agitando a Hamburgada neste domingo

É neste domingo (02) que a banda Princípio Ativo agita aquela festa para comemorar os seus 13 anos de sucesso. O agito deve acontecer a partir das 10h. tendo por local a sede do motoclube Cano Quente na Ilha da Figueira e irá reunir grandes músicos, que estarão juntamente com a banda aniversariante se apresentando pra galera.

Tenho certeza que será um dia muito especial regado a muito hambúrguer, música, cerveja gelada e muita diversão.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com o pessoal da banda.

60 anos Os Montanari

Os Montanari completam 60 anos com grande festa

O que vocês pensam numa festa que reúne baile, gastronomia e muita diversão? Vai ser desse jeito que a banda Os Montanari irá comemorar os 60 anos de história.

O agito todo acontece neste sábado, 1º de setembro, tendo por local o Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Na noite, além de show especial com a banda, o evento irá contar com convidados, como as bandas Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas.

A festa tem seu início marcado para às 19h e o baile seguirá até as 4h da manhã. Os ingressos estão à venda pelo Ingresso Nacional.

Fica o convite!

Exaltasamba

Para agendar: Dia 15, show com Exaltasamba no Na Noite

O Para o pessoal que curte um pagode clássico, não pode deixar de curtir no próximo dia 15, show com Exaltasamba. São 30 anos de estrada e muitos sucessos que fazem cantar e encantar várias gerações.

O agito todo acontece no Na noite. Os ingressos antecipados já estão sendo vendidos nos seguintes locais: Rancho Bom Supermercados, Campoearte Artigos Campeiros, no Posto MIME Matriz e Posto CIDADE Centro. Contato e maiores informações pelo fone: 47 98407 9266

O Na Noite fica na Rua João Planinchek, 1371 – Nova Brasília

 

Vamos embora, porque a litorina não espera. Até semana que vem!