“Fica em casa, meu filho!”

Por: Zeca Jr.

28/10/2021 - 23:10 - Atualizada em: 28/10/2021 - 23:23

Para a minha tristeza, mais uma vez vejo o Magistério sendo relegado a segundo plano, a Profissão que forma todas as outras Profissões, sendo sucateada com a aprovação pela ALESC, do Projeto de Lei nº 0003.0/2019, de autoria do Deputado Bruno Souza do partido NOVO.

O referido Projeto de Lei aprovado, regulamenta a educação domiciliar no estado, ou seja, ele consiste num método de ensino onde os pais ou tutores especializados são responsáveis pela educação dos filhos em casa.

Essa proposta também é conhecida como homeschooling, onde pais e os tutores especializados deverão mostrar aptidão técnica para que seja desenvolvida e aplicadas as atividade pedagógicas. Fiquei sabendo que tal prática já é aplicada e legalizada em diversos locais como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, Itália e outros países desenvolvidos.

Mas como comparar e adequar o Brasil a tais países, quando nossos alunos, ou seja, aqueles que frequentam uma sala de aula no estilo regular, não sabem escrever, quem dera, realizar operações matemáticas, ou não sabem o significado de uma simples efeméride?

Será que os pais, ou um tutor, teriam o domínio de todas as disciplinas para que o ensino fosse realmente efetivado? Falo isso como Professor. Não tenho vergonha de dizer que tenho uma dificuldade extrema quando o assunto gira em torno de números.

Acredito que famílias de crianças que estudam em escolas particulares até teriam capacidade e tempo disponível para ensinar, mas como ficariam as crianças de escolas públicas, onde os pais precisam cumprir uma jornada de trabalho diária para trazer o sustento para dentro de casa, será que ao chegar em casa teriam o mesmo tempo e a capacitação necessária para ensinar seus filhos?

Isso me fez lembrar novamente daquela história de quando eu era Coordenador na Faculdade e fui contratar um Professor para o Curso de Ciências Contábeis, para disciplina de Matemática Básica. Na entrevista, o candidato disse que, apesar de ser formado em Contábeis, não possuía afinidade com números. Oi? Contábeis não ter afinidade com números… “Senta lá, Cláudia!”

Acredito que com todas as dificuldades encontradas, falta de investimentos, desvios dos mesmos, o ambiente escolar ainda é uma necessidade, pois ele possui toda uma estrutura, como a observação de conteúdos específicos para cada faixa etária, profissionais formados atuar dentro de cada área específica e por aí vai…

Vejo que os pais podem servir como suporte, desde que estejam devidamente aptos para tal prática. É mais ou menos assim: Estou sentindo uma terrível dor no peito, vou até o Pronto Socorro, sou atendido por um Clínico Geral, ele realiza os exames e constata que eu sofro de uma cardiopatia.

Esse Clínico, faz o encaminhamento para um Cardiologista, que supostamente é especialista em cardiopatia, para que o mesmo possa dar um diagnóstico preciso da doença e assim prescrever medicamentos, ou até se for o caso, algum tratamento mais invasivo.

E nós Professores ficamos como no caso do homeschooling? Mais uma vez descartados, esquecidos e até mesmo substituídos. Certa vez tive a oportunidade de assistir ao vivo uma palestra do Professor José Moran, ele que é considerado o precursor do método de ensino à distância no Brasil e fiquei temeroso quando ele afirmou com todas as letras que o EaD seria o futuro da

educação.

Onde um Professor poderia comandar várias salas de aula ao mesmo tempo. É, aos poucos essa afirmação do Professor Moran, vem se concretizando. O que me deixa preocupado com essa situação toda é: será que os pais terão condições de adotar tal prática?

Sabe do que isso me faz lembrar? na antiga Grécia, as famílias mais abastadas tinham o privilégio de contratar os Sofistas, que eram professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. Na “Grécia Brasilis” como ficariam as famílias de baixa renda frente a essa situação? Será que a solução seria criar mais cotas, para promover a igualdade?

Até acredito que alguns pais sim, mas com certeza, terão outros que aproveitarão o “oba oba” da coisa, mesmo que a prática exija a avaliação dos alunos por órgãos competentes dos municípios onde residem, através de provas institucionais aplicadas pelo sistema público de educação.

Fica mais um questionamento: Como se dará a convivência das crianças com outras crianças? Algo fundamental para o desenvolvimento de habilidades como o senso de pertencimento, a capacidade da partilha, de cooperar e de ser empático?

Pelo que estou vendo, estamos a passos largos para criar mais uma geração de pessoas individualistas, donas de si mesmas, sem se preocupar com as coisas que acontecem a sua volta, tendo olhos única e exclusivamente para os seus próprios umbigos.

Sabe o que isso faz eu pensar? Que o estado com isso, mais uma vez está querendo enxugar a máquina pública através do lado errado. Que tal começar com seus altos e polpudos salários e todas as regalias advindas do cargo que ocupam, senhores Deputados?

 

No Pirata

Final de semana despontando no horizonte carregado de nuvens, apesar disso a tripulação da embarcação mais rock’n’roll da cidade não para. Tudo isso para preparar a proa, popa e o convés, para que a galera possa se divertir com muita música e a companhia dos amigos.

Dando início a tudo isso, nesta sexta-feira (29), o agito é por conta dos sucessos do poeta Raul Seixas, num tributo acústico com Raulzito, direto de Joinville e para abrir a noite, o som do Chocolatti com seu show acústico, tocando os sucessos do pop, rock e reggae.

No sábado (30), A banda Legião Urbana Cover de Curitiba volta aos palcos do Pirata com seu show, interpretando as canções do mestre Renato Russo e trazendo toda a emoção de reviver e cantar junto, as canções que marcaram uma geração, num espetáculo, inesquecivel.Com certeza, um sábado pra guardar na memória. A abertura da noite fica por conta do duo acústico da banda Rock 50 tocando seu repertório de clássicos do rock.

No domingo (31), vai rolar mais uma edição do Costelaço do Pirata Rock Bar. Com certeza, um dia daqueles pra reunir os amigos e se deliciar com aquela costela fogo de chão, cerveja gelada e muito rock n’roll. Shows confirmados com as bandas Código de Bar, Moonrise, US2 Pop Rock e Lemuca, com certeza, música boa não irá faltar. As reservas podem ser feitas pelo telefone (47) 98407-9266.

Na segunda-feira (1º), véspera do feriado de finados, o Pirata também abrirá suas portas, no palco nada mais do que toda a musicalidade e irreverência da banda Código de Bar.

Lembrando que torna-se obrigatório o uso de máscaras ao circular pelo bar, álcool gel para higienizar as mãos e o distanciamento das mesas e pessoal.

Casa Treë

E o povo já anda perguntando o que irá rolar de bom na casinha mais simpática da Domingos da Nova e a resposta é muita alegria descontração e uma noite pra lá de assombrada com o Halloween Party.

O agito acontece na sexta-feira (29), e conta com a presença do DJ Will no comando do som. Com certeza será uma noite regada a muito funk e hip hop pra galera se divertir de verdade. Outro detalhe, se você vier fantasiado para o agito, leva na faixa um shot para dar o start na noite.

Só dizendo que a Casa Treë não trabalha com reservas de mesas, então o lance é chegar cedo para poder garantir seu lugar na festa.

Vale lembrar que a casa Treë atende também pelo delivery, se você quiser provar as delícias da Casa, basta ligar para o número: (47)99700.7159, solicitar o cardápio e fazer seu pedido.

A casa Treë fica na Rua Domingos da Nova, bem ao lado da Studio FM.

 

Jaraguá Master Hall

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o espaço mas já ouvi bons comentários a respeito. Estou falando do Jaraguá Master Hall, a nova casa de eventos recém inaugurada na cidade, que é de propriedade do meu grande amigo e ex-aluno Rodrigo Souza (Rasta) e Ismael.

Um espaço pra lá de elegante, riquíssimo em detalhes para deixar seu evento ainda mais especial.

Para você que está procurando um lugar para realizar seu casamento, formatura, eventos institucionais, com certeza o Jaraguá Master Hall é o lugar adequado e mais moderno da região na atualidade.

A casa está situada na Rua João Planincheck, 1371, local agradável e decorado com muito bom gosto para atender o segmento de eventos.

O contato para agendar uma visita ou para conhecer o local é através do fone (47) 98852.1345.

Sucesso, Rasta e Ismael.

 

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!