“Dá lisensa (ou será licença?)”

Por: Zeca Jr.

24/08/2018 - 13:08 - Atualizada em: 24/08/2018 - 13:23

Pessoas queridas, na crônica de hoje uma grande preocupação, o escrever correto. Sei que não sou um ser mitológico com capacidade de escrever corretamente, tenho meus erros na pontuação, as vezes empregando algum termo quando escrevo alguma coisa, mas prezo ainda pelo jeito de escrever corretamente as palavras.

Caso não saiba ou estou em dúvida de como é a grafia de algum termo, recorro ao “São Google” para poder escrevê-lo corretamente.

Fico preocupado com algumas situações como o caso relatado por uma amiga esta semana, quando a professora do seu filho escreveu um bilhete na agenda convocando os pais para uma reunião na escola. Minha amiga disse, que no bilhete estava escrito: “Convido os pais para vir até a escola conver”Ç”ar sobre seu filho…” Converçar, professora? Não seria correto escrever conver”S”ar?

Essa fala me remete ao nome da minha coluna aqui no “Por Acaso”, que no início chamava-se Por AcaZo, utilizamos a grafia com “Zê”, para que o leitor ao ver o título se reportasse a minha pessoa, já que o meu apelido “Zeca”, inicia-se com essa letra.

Agora, ver uma professora do Ensino Fundamental, escrever conversar com C cedilha? Penso eu, o que ensina essa Professora aos seus alunos? Nunca esqueço de uma situação em sala de aula, numa turma de 8ª série (na época era 8ª série e não 9º ano, como nos dias de hoje), um aluno me corrigiu ao ver que eu havia escrito idÉia com acento.

Este fato aconteceu justo na época da reforma ortográfica que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, em que que diz que não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas.

Daí lembrei dos mais antigos que escreviam flôr, com acento circunflexo. O fato de ter escrito ideia com acento, foi porque em uma determinada ocasião a palavra existiu e por causa do costume em escrevê-la desse jeito, é que fez com que eu fosse levado ao erro. Agora, escrever conversar com C cedilha, com licença, né?

Na dúvida de como escrever, vamos procurar auxílio, vale nesse caso até perguntar para outras pessoas, procurar no dicionário de papel, na internet, mas não escrever errado.

É por essas e outras, que se justifica o porque tantas pessoas escrevem errado nas redes sociais. “CONCERTEZA”, aprenderam com a Professora.

No Pirata

Tequila Baby é a atração desse sábado no Pirata | Foto Thiago Tavares

Final de semana efervescente no “Bar do Capitão”, preparem as boias de braço, coletes salva vidas, que a tripulação e a marujarada vai estremecer. O agito todo inicia na sexta-feira (24), com o pessoal da banda CICLO 5, tocando Raimundos, Charlie Brown, Detonautas, CPM22 e mais.

No sábado (25), o bicho pega de verdade com o show da banda TEQUILA BABY. Para a abertura dessa noite, estarão no palco da casa, as bandas Saporra, Banda GOON e Crazy Maria Rock.

Os ingressos antecipados para esta super noite, podem ser adquiridos nos seguintes locais: Pirata Rock Bar, Container Rock Wear, Ponto Certo Moda Jovem , Posto Mime Matriz e Posto Cidade Centro.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: 47 98407 9266.

Boteco Sertanejo

Os irmãos Dany & Rafa são uma das atrações que rola no Boteco Sertanejo do Na Noite

Para o pessoal que curte o ritmo sertanejo, não pode ficar de fora desse agito que rola hoje (24) no Na Noite. No palco da casa, duas das duplas mais queridas da região que são Dany & Rafa e Alex e Willian.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes postos de venda: Rancho Bom Supermercados, Campoearte Artigos Campeiros, Posto MIME Matriz, Posto MIME Reinoldo e no Posto CIDADE Centro. Mais informações através do fone:  47 98407  9266.

O Na Noite, fica na Rua João Planinchek, 1371 – Nova Brasília.

Rooster Empório

Quarta-feira é dia de batata em dobro no Rooster

A pedida para esta sexta-feira (24), no Rooster é o show com a cantora Da Lou. No repertório o melhor do pop rock. No sábado (25), rola a 1ª edição do Sertanejo Universitário com Sarah e Marcelo.

No balcão, o chopp trincando de gelado, a companhia dos amigos e um cardápio pra lá de elaborado.

Vale lembrar que nas noites de quarta-feira rola a batata em dobro. Você pede 500g e leva 1kg de batata para saborear com a turma.

Para quem ainda não conhece, o Rooster fica colado na cabeceira da ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Hamburgada

Para comemorar os 13 anos de existência, a banda Princípio Ativo promove a Hamburgada

A banda Princípio Ativo preparando aquela festa para comemorar os seus 13 anos de estrada. Grandes músicos, grandes amigos, reunidos num dia especial onde vai rolar muito hambúrguer, música, cerveja gelada e muita diversão.

O agito todo acontece no próximo dia 02 de setembro e terá como local a sede do moto clube Cano Quente, na Rinaldo Bogo, Ilha da Figueira.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos com o pessoal da banda.

Show

A galera do Biquíni Cavadão faz show dia 21 de setembro no Na Noite

Para os fãs da banda do Bruno e sua troupe, o Pirata Rock Bar está preparando com todo carinho um super show para o próximo dia 21 de setembro, com o Biquíni Cavadão.

O agito todo deve acontecer no Na Noite e os ingressos para mais esse show memorável já estão disponíveis nos seguintes locais: Pirata Rock Bar, Container Rock Wear, Ponto Certo Moda Jovem , Posto Mime Matriz e Posto Cidade Centro.

Quem quiser adquirir os ingressos na comodidade do seu lar, basta acessar Ingresso Nacional.

 

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!