Trocar os seus investimentos de lugar não precisa ser complicado

Foto: divulgação

Por: Warren Brasil

09/12/2022 - 05:12 - Atualizada em: 09/12/2022 - 09:49

Na hora de investir, é comum testar corretoras diferentes para entender o que cada uma pode oferecer de melhor a você. Com o passar do tempo, você percebe que possui uma maior familiaridade com determinada plataforma e gostaria de ter todos os seus investimentos centralizados lá. Pesa nessa decisão também o entendimento de que a corretora escolhida possui um modelo de gestão sem conflito de interesses e é focada 100% nos seus objetivos.

Para que seja possível centralizar os seus investimentos em uma única corretora, a maneira mais simples e fácil é por meio da portabilidade de investimentos, um processo simples de ser realizado. Todos os tipos de investimentos estão aptos a realizar a portabilidade para outra corretora, A única exceção são os investimentos que no nome levam a palavra “advisory”: nesses casos, se você estiver insatisfeito com o atendimento que você está recebendo e quer trocar de corretora, será necessário resgatar esse ativo.

Na previdência privada, por exemplo, a portabilidade pode ser feita de duas maneiras diferentes, a interna ou externa. Na migração interna, ela é feita dentro da mesma instituição, mudando apenas o fundo de previdência no qual os recursos estão investidos, por exemplo. Já na externa, a mudança afeta a instituição: você muda de corretora, gestora ou banco, para levar seus recursos à nova casa. Já em situações de portabilidade de ativos de renda fixa, fundos de investimentos ou ações, é necessário que seja preenchido um documento chamado STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários).

A própria instituição que está recebendo esses ativos pode te ajudar a preencher o documento e aliviar a burocracia do seu dia a dia. Esse é outro ponto importante na hora de pensar em trocar de corretora e gestora de patrimônio: busque investir em uma instituição que, desde o primeiro dia, facilite a sua vida e coloque os seus objetivos em primeiro plano. Esse é o caso da Warren, onde nosso modelo prioriza o planejamento financeiro e o alinhamento de interesses.

Esse é outro ponto importante na hora de pensar em trocar de corretora e gestora de patrimônio: busque investir em uma instituição que, desde o primeiro dia, facilite a sua vida e coloque os seus objetivos em primeiro plano. Esse é o caso da Warren, onde nosso modelo prioriza o planejamento financeiro e o alinhamento de interesses.

Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren. E-mail jhonatan.hornburg@warren.com.br.