Previdência privada: saiba tudo sobre as taxas e o que mais levar em conta na hora de escolher o seu plano

foto: divulgação

Por: Warren Brasil

10/02/2023 - 05:02 - Atualizada em: 10/02/2023 - 13:59

A previdência privada é um modelo de investimento de longo prazo que tem como objetivo trazer tranquilidade financeira. Ela possui características que precisam ser avaliadas e decididas na contratação, respeitando o perfil do investidor, seus objetivos e prazo do investimento.

Os principais encargos e taxas que incidem sobre a previdência privada são: Imposto de Renda, taxa de administração e taxa de carregamento. Atualmente, não há incidência do imposto de transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Na contratação do plano, será necessário escolher:

1 – Qual o tipo de plano que será contratado, podendo ser um PGBL ou VGBL.

O PGBL é recomendado para quem faz a declaração anual de Imposto de Renda no modelo completo, já que é possível deduzir até 12% da renda tributável anual. No momento de resgates de valores, o Imposto de Renda retido na fonte é calculado e deduzido do montante total (contribuições + rendimentos).

O VGBL é indicado para quem faz a declaração anual de Imposto de Renda no modelo simplificado. Nos resgates, diferente do modelo anterior, o imposto de renda retido na fonte é apenas sobre os rendimentos.

2 – O regime de tributação, que pode ser progressivo ou regressivo:

Regime Progressivo Compensável: quando ocorre um resgate, o imposto retido na fonte será alíquota de 15%, e na próxima declaração anual de Imposto de Renda é feito o ajuste de acordo com a faixa de IR do investidor. Exemplo: se estiver na alíquota de IR de 27,5%, será deduzido 15% na fonte, e o ajuste será de 12,5% na próxima declaração anual de rendimentos.

Regime Regressivo ou Definitivo: A alíquota reduzirá de acordo com o tempo de aplicação: até 2 anos: 35%; de 2 a 4 anos: 30%; de 4 a 6 anos: 25%; de 6 a 8 anos: 20%; de 8 a 10 anos: 15%; acima de 10 anos: 10%.

3 – O melhor custo-benefício em relação à taxa de administração e de carregamento:

As taxas de administração e de carregamento são diferentes em cada plano/instituição e impactam na rentabilidade do investimento. Quanto menores as taxas, melhor para você.

A taxa de administração é cobrada pelo gestor/administrador para cobrir os custos de gestão do fundo. Ela é descontada diariamente e o relatório de rendimentos apresentado já vem com a dedução da taxa.

A Taxa de carregamento é um percentual cobrado sobre as contribuições. Essa cobrança pode ser na entrada ou no resgate. Apesar de alguns planos cobrarem, não é uma taxa obrigatória.

Se você tiver alguma dúvida sobre previdência privada ou está em busca de especialistas para traçar seus planos, procure a Warren. Vamos juntos entender quais são as melhores opções de investimento para você.

Por Maricleia Demarchi, especialista em investimentos na Warren.

E-mail maricleia.demarchi@warren.com.br

Warren Brasil

Site: warren.com.br/

Telefone: (47) 3842-1007

Instagram: @warrenbrasil