Pós-fixado, prefixado e misto: qual a diferença e em qual renda fixa investir?

Por: Warren Brasil

18/11/2022 - 05:11 - Atualizada em: 18/11/2022 - 08:20

 

Ao investir em um portfólio de ativos de longo prazo, são diversas as dúvidas que surgem na escolha do ativo que trará melhor rentabilidade e segurança para os seus investimentos.

Um dos principais ativos de renda fixa que são usados são os certificados de depósito bancário, o CDB, e as Letras de Crédito Imobiliário e de Agronegócio (LCI e LCA). Vou explicar brevemente a diferença entre cada um deles.

Em relação à tributação, o imposto de renda no CDB é deduzido no vencimento sobre a rentabilidade de acordo com o período aplicado. A maior alíquota é de 22,5% (até 180 dias) e a menor, de 15% (acima de dois anos). Já a LCI e a LCA são isentas de imposto de renda para investidores pessoa física.

Nessas modalidades, o investidor possui a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) no limite de R$ 250 mil por instituição financeira. Atualmente, o investidor não precisa ter diversas contas em diversos bancos para se proteger e contar com a garantia. Através das corretoras de investimentos, como a Warren, é possível ter acesso às diversas instituições e gestoras por uma única plataforma, possibilitando maior diversificação e menor exposição ao risco.

CDB, LCI e LCA possuem as modalidades pós, pré e mista. A opção pós-fixada acompanha o CDI. Em previsões de alta de juros, é a modalidade mais indicada, pois a taxa vai acompanhar o aumento do CDI que, por sua vez, acompanha a Selic.

A opção prefixada traz uma taxa fixa. Independentemente de como a taxa CDI do período se comportar, a aplicação se mantém fixa à taxa contratada inicialmente. Ela é indicada para momentos em que o CDI tem previsão de queda. Essa opção é muito atrativa para quem quer saber exatamente quanto será o rendimento da sua aplicação.

Há ainda a modalidade mista, onde a rentabilidade é composta por uma taxa fixa + índice pós-fixado, como um título de renda fixa com retorno de CDI + 1,5% ao ano.

Para saber qual opção é a melhor, é importante analisar o cenário econômico e o seu objetivo. Por exemplo, se o investidor deseja obter sempre um ganho real (rentabilidade do investimento menos a inflação do período), a opção mista (IPCA + taxa fixa) é uma ótima alternativa.

No cenário atual, onde a curva de juros está em alta, mas sem saber ao certo por quanto tempo, sugiro a diversificação entre as opções pré, pós e mista com IPCA. Para tomar a decisão de acordo com o seu perfil, a equipe de especialistas de investimentos da Warren pode ajudá-lo na construção do seu planejamento financeiro e traçar o rendimento ideal para a realização dos seus objetivos.

Por Maricleia Demarchi, CEA, especialista em investimentos na Warren. maricleia.demarchi@warren.com.br.