O que fazer quando a taxa Selic começar a cair?

Por: Warren Brasil

04/11/2022 - 13:11 - Atualizada em: 04/11/2022 - 13:16

Taxas de juros altas são frequentes no Brasil e, por isso, o investidor se acostumou a não pesquisar muito ou se preocupar com uma alocação mais diversificada, pois a renda fixa sempre atendeu às suas expectativas.

Porém, ainda que não seja possível ter a certeza de quando isso ocorrerá, é justo dizer que a Selic, a taxa básica de juros do Brasil, em algum momento vai diminuir. Hoje, a Selic está em 13,75% ao ano. Quando esse cenário se desenhar, é importante que você esteja informado para otimizar o seu planejamento financeiro.

Na renda fixa, há a alternativa de aproveitar ganhos no Tesouro Direto, principalmente nos títulos prefixados ou nos que são atrelados ao IPCA. Estes títulos se beneficiam do que chamamos de marcação a mercado e, com a queda nos juros, podem apresentar uma boa valorização. Debêntures, CRIs e CRAs também contam com a marcação a mercado.

Outro caminho são títulos bancários (CDBs, LCAs e LCIs) que estejam atrelados à remuneração prefixada ou ao IPCA. Como a totalidade ou uma parte da remuneração é fixa, mesmo com a taxa de juros caindo, a remuneração do investidor não muda e isso traz um ótimo benefício. O único inconveniente aqui é a liquidez, pois, para que esse benefício seja melhor aproveitado, a escolha de títulos mais longos é adequada.

No universo dos fundos, os multimercados conseguem aproveitar muito bem as quedas de juros e isso já é demonstrado por históricos anteriores no Brasil, onde houve queda na taxa Selic. Por isso, também podem ser um caminho interessante para quem tem um pouco mais de apetite para risco, já que esses fundos apresentam mais volatilidade.

Para aqueles com perfil arrojado, os fundos imobiliários veem maior procura quando a Selic começa a cair. Além disso, ações de empresas na bolsa podem ser valorizadas na medida em que a projeção da queda da Selic esteja mais firme.

Caminhos diferentes para investidores com perfis diferentes. Basta que você, investidor, não se acomode e busque sempre mais informação ou a ajuda de um profissional especialista.

Por César Augusto Corso, especialista em investimentos na Warren. cesar.corso@warren.com.br.