“O que é o IGP-M? Hora de descomplicar mais um termo do mercado”

consultora de investimentos Ludmila Marques.

Por: Warren Brasil

29/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 29/07/2021 - 09:44

Muitas pessoas se assustam com as siglas e termos específicos da economia e do mercado financeiro, como o IGP-M. Hoje, quero mostrar a você que entender esse índice não precisa ser um grande mistério.

IGP-M significa Índice Geral de Preços do Mercado. Este índice foi criado em 1940 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de medir o movimento de preços em geral na economia brasileira — dando um panorama importante a respeito da inflação.

Para continuar a explicação, cabe uma breve recordação de outro índice, o IPCA. Esta sigla, que define o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, descreve o termômetro oficial da inflação do Brasil. Monitorado pelo IBGE, o IPCA tem como objetivo mensurar a variação de preços de produtos de mercado para o consumidor final.

Enquanto o IPCA foca mais “na prateleira” do consumidor final, o IGP-M é mais abrangente, pois seu cálculo é baseado em 3 indicadores distintos: IPA-M, IPC-M e INCC-M. Essa diversidade de indicadores dá ao IGP-M a relevância de funcionar como um indicador macroeconômico, pois ele engloba desde as matérias-primas até os bens e serviços finais.

O IPA-M (Índice de Preços por Atacado) tem um peso de 60% no índice. Ele analisa os movimentos de comercialização atacadista, visualizando o que impacta nas vendas do varejo.

O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor) é semelhante ao IPCA e representa 30% do peso no IGP-M. Ele mede o comportamento dos preços em áreas como alimentação, vestuário, transporte, habitação e educação.

INCC-M (Índice Nacional de Custos da Construção) engloba os 10% restantes. Este item avalia o custo para construir um imóvel com base em 7 capitais brasileiras, incluindo na conta o preço da mão de obra especializada.

E como o IGP-M afeta o nosso dia a dia? Muitos contratos são reajustados com base no movimento deste índice, como contratos imobiliários e de energia elétrica. Eventualmente, contratos de planos de saúde, seguros e mensalidades escolares também podem ser alterados com base no IGP-M.

O principal papel do IGP-M é oferecer uma análise em relação à inflação ou à deflação do país, ou seja, a desvalorização ou valorização da sua moeda. Ficar de olho na inflação é importante na hora tomar decisões financeiras e escolher onde investir.

Consultora de investimentos Ludmila Marques.
ludmila.marques@warren.com.br.