Índice de Basileia: o que é e como ele afeta seus investimentos

Por: Warren Brasil

08/12/2022 - 11:12 - Atualizada em: 08/12/2022 - 11:24

 

Se você investe ou pretende investir, talvez já tenha ouvido falar no Índice de Basileia, um indicador importante no mercado financeiro. O índice ajuda a descobrir qual o grau de solvência da companhia. Em outras palavras, ele fornece informações sobre a capacidade que os bancos têm para cumprir suas obrigações de pagamento.

Mas o que isso significa, na prática, para o investidor? Ao fazer um investimento em renda fixa, por exemplo, você está emprestando dinheiro para os bancos. Por outro lado, o banco pega o seu dinheiro e empresta (com juros mais altos) para outras pessoas. Basicamente, o risco do sistema bancário é esse. Como os prazos de empréstimos podem ser diferentes, o banco acaba correndo riscos.

O Índice de Basileia serve para medir esse risco, ou seja, medir a saúde financeira do banco. Ele precisa estar, pelo menos, em 11%. Este é o mínimo exigido pelo Banco Central – quanto maior, melhor. Se estiver um pouco abaixo, significa que é um pouco mais arriscado investir naquele banco.

Na média, o Índice de Basiléia dos bancos brasileiros está em 17%, o que significa que o nosso sistema bancário é bem seguro e você pode investir sem medo.
Conhecer sobre o índice e entender se o investimento no qual você tem interesse é seguro é essencial, em especial neste momento em que a renda fixa está sendo tão abordada.

A taxa de juros básica do Brasil, a Selic, acumulou uma série de altas em 2022, deixando os investimentos em renda fixa atraentes para muitos brasileiros. Vale ressaltar que, apesar da importância do Índice de Basileia, ele não é o único elemento que você precisa prestar atenção: lembre-se da importância de conferir se o investimento possui Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, que cobre riscos de calote em alguns títulos de renda fixa para valores de até R$ 250 mil por CPF.

Tanto o índice quanto o FGC são uma espécie de termômetro para você estar ciente dos riscos ao realizar seus investimentos e seu planejamento financeiro. A melhor notícia é a seguinte: você não precisa se tornar um especialista neste ou naquele indicador para investir bem. Procure especialistas de investimentos certificados, associados a corretoras sem taxas abusivas e comissionamento. Um profissional alinhado aos seus interesses poderá ajudar você a navegar rumo à realização dos seus objetivos.

Por Priscila Zat, especialista de investimentos da Warren. E-mail priscila.zat@warren.com.br.