É importante diversificar internacionalmente o patrimônio?

Por: Warren Brasil

17/02/2023 - 05:02 - Atualizada em: 17/02/2023 - 08:07

Você já deve ter ouvido o ditado ”não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Quando utilizada no mundo dos investimentos, seu significado é “diversifique os seus investimentos”. Na prática, a diversificação busca alocar o patrimônio financeiro em diferentes ativos ou classes de ativos, como por exemplo: renda fixa, ações, fundos de investimento no exterior ou diretamente nas bolsas dos EUA.

Mas afinal, por que investir fora do Brasil? Todos os investidores desejam e buscam mais retornos. O Brasil representa 3% do PIB mundial, 2% do mercado de renda fixa e 1% de todo o mercado acionário global. Somos uma pequena fatia no mercado financeiro internacional, ou seja, há um oceano de possibilidades lá fora. Apesar de termos um portfólio rico de oportunidades por aqui, o mercado americano, por exemplo, é considerado um dos mais desenvolvidos e proporciona também acesso a investimentos de outros países.

Alguns eventos, um tanto recentes, despertaram a curiosidade do investidor quanto a investimentos internacionais. Em 2020, o investidor que possuía uma carteira com aproximadamente 30% em ativos globais e 70% em ativos locais, considerando um perfil arrojado, evitou um retorno anual negativo nos seus investimentos. Quando 100% do patrimônio está investido em um único país, o investidor fica mais suscetível às instabilidades econômicas e eventuais crises políticas, o que traz incerteza para o mercado e reflete diretamente o preço dos ativos locais. A melhor medida para uma diversificação eficiente é combinar investimentos adequados ao risco e retorno, o que aumenta a segurança e performance de um portfólio.

Vale lembrar que quando falamos de investimentos, o planejamento patrimonial é a base para qualquer decisão, inclusive a de investir lá fora. Criar um conjunto de estratégias, visando a estruturação do patrimônio, faz toda a diferença. Dolarizar o patrimônio pode não fazer sentido para alguns investidores, que não possuem certo perfil de risco, por exemplo. Por isso a importância e definição dos caminhos a serem seguidos, com base em um planejamento financeiro.

Analisar os objetivos, horizonte de tempo para os investimentos, perfil de risco adequado, portfólio, são alguns dos fatores essenciais para o planejamento, seja nos investimentos locais ou internacionais. A tomada de decisão para uma carteira de investimentos coerente, que mira uma jornada de investimentos de sucesso, deve ser acompanhada por um especialista.

Na Warren, você conta com um time de especialistas para entender quais são os seus objetivos. Se tiver interesse em saber mais sobre a diversificação internacional e se ela faz sentido para o seu planejamento, conte conosco.

Por Priscila Zat – Especialista em Investimentos

E-mail: priscila.zat@warren.com.br

Warren Brasil

Site: warren.com.br/

Telefone: (47) 3842-1007

Instagram: @warrenbrasil