Dicas para aproveitar a Black Friday sem prejudicar as finanças

Foto: Divulgação

Por: Warren Brasil

25/11/2022 - 15:11 - Atualizada em: 25/11/2022 - 15:49

 

Um costume importado dos Estados Unidos e que já foi incorporado ao calendário brasileiro é a Black Friday. E, para quem sabe aproveitar, ela tornou-se uma boa forma de economizar dinheiro, desde que algumas premissas sejam adotadas. Aqui vão algumas atitudes para evitar descontrole financeiro e compras desnecessárias.

A primeira sugestão é definir exatamente o que você está precisando ou querendo comprar. Como haverá um bombardeio de sugestões de compras, é provável que não manter o foco faça com que haja compras desnecessárias e, como consequência, gastos acima do recomendado. Portanto, foco nas reais necessidades.

Outra sugestão é comparar preços. Já é conhecida a história de que os preços sobem antes da Black Friday, para baixarem no momento das promoções. Portanto, o ideal é acompanhar o histórico dos preços. Há sites, inclusive, que monitoram isso e permitem que a pessoa compare os valores ao longo do tempo.

A terceira sugestão, principalmente para quem está com orçamento apertado, é definir um valor para gastar. Assim, mesmo que você decida comprar produtos diferentes daqueles que tinha planejado anteriormente, o controle do valor a ser gasto vai ajudar a evitar um descontrole nas finanças. Portanto, não seja enganado por você mesmo e controle seus impulsos.

Outra sugestão, principalmente para evitar cair em golpes, é ter cuidado no momento de fechar a compra. Não são raros os casos de pessoas que caem em fraudes, comprando em sites falsos e pagando por produtos que não recebem. Por isso, é importante ficar atento aos sites em que entra e evitar clicar em qualquer oferta que receber.

O Procon de São Paulo disponibiliza uma lista de sites a serem evitados, que é atualizada constantemente. Já o Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, desenvolveu uma ferramenta que pode ser utilizada para pesquisar reclamações sobre as empresas.

Como última sugestão: avalie se você realmente precisa e pode comprar algo na Black Friday. Não adianta ter um momento de alegria em um curto espaço de tempo e depois ficar brigando com a consciência ou com os credores por ter comprado algo que não precisava ou que não poderia pagar. Gaste um tempo refletindo sobre suas necessidades e use do bom senso para não entrar em enrascadas.

Por César Augusto Corso, especialista em investimentos na Warren. E-mail cesar.corso@warren.com.br.