Próteses totais fixas: A evolução da dentadura

Por: OCP News Jaraguá do Sul

27/02/2018 - 16:02

Apesar de a odontologia ter evoluído notavelmente durante os últimos 100 anos, nós cirurgiões dentistas, ainda em pleno século XXI, tratamos uma grande parcela da população que sofreu e ainda sofre com a ausência de dentes.

Para aqueles que perderam todos os dentes, seja na parte superior e/ou inferior, o tratamento mais realizado eram as próteses totais, as populares ‘dentaduras’. Porém, alguns pacientes não se adaptam a este tipo de tratamento, justamente por serem próteses apoiadas sobre a gengiva – causam insegurança ao falar, mastigar, dificultando o uso e prejudicando até o convívio social.

Existem alternativas para esse tipo de situação, sendo uma delas a reabilitação dos dentes perdidos através dos implantes dentários. Para reabilitar um paciente que perdeu todos os dentes, é fundamental a realização de um planejamento correto e minucioso. É nesse planejamento que explicamos as limitações de cada paciente.

As próteses totais fixas, as chamadas Protocolos, são indicadas a esses pacientes que perderam todos os dentes. Esse tipo de prótese consiste primeiro na instalação de implantes na região superior, inferior, ou ambas as partes. Após a cicatrização desses implantes, iniciamos a confecção das próteses, ou seja, os dentes que serão fixados sobre esses implantes conseguindo assim conforto, estética e estabilidade.

Na região superior, a grande vantagem das próteses totais fixas é a eliminação do acrílico que cobre todo o céu da boca, garantindo que o paciente volte a sentir mais o sabor dos alimentos.

O conforto, a segurança e o poder de mastigação com esta modalidade de tratamento são muito superiores à dentadura, ainda que esta se apresente adaptada e estável.

O aspecto psicológico também assume papel relevante, pois devolve ao paciente uma condição próxima à dentição natural no que diz respeito à capacidade de mastigação. É por esse motivo que as próteses fixas sobre implantes são consideradas uma excelente alternativa de tratamento para pacientes que conviveram muitos anos com ausências dentárias. Além do mais, o tratamento devolve não somente a mastigação, mas também a qualidade de vida e a autoestima perdida no passado juntamente com os dentes.