“Por que a Engenharia é fundamental para a retomada do crescimento do Brasil?”

Por: Unisociesc

17/06/2019 - 14:06 - Atualizada em: 17/06/2019 - 14:58

Muito se tem estudado sobre o quanto a Educação ampla, abrangente e de alto nível faz diferença no desenvolvimento das nações. Em todas as reuniões das Comissões Econômicas para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas (Cepal/ONU), tem-se recomendado priorizar a Educação nos programas de formação de profissionais, dando ênfase à Engenharia.

A Engenharia engloba um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, o bacharel domina conceitos em Administração, Economia e da própria Engenharia. Sendo assim, o engenheiro é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.

Por ter autoridade em saber integrar mão-de-obra, equipamentos e matérias-primas, é a indicação perfeita para atuar no avanço da qualidade e aumento da produtividade. Em virtude desta gama de atuação, é imprescindível que os profissionais de Engenharia estejam sempre atentos em desempenhar suas funções com ética e, sobretudo, considerando os aspectos ambientais.

Isso tudo pode parecer confuso demais para os jovens que se questionam sobre qual competência atingir e em qual setor. Mas, não é isso. Ao contrário, essa dúvida pode se tornar um excitante processo de avaliar o peso de cada valor, algo muito importante para antecipar o prazer de trabalhar e ver o seu trabalho materializado.

Creio que pode ter valor o meu exemplo pessoal. Com 18 anos, tive a sorte de ser levado para uma entrevista (que tomei como somente uma conversa) com um professor de Física. Não sabia que estava sendo avaliado.

Conversamos durante duas horas e não sei individualizar qualquer tema, pois não estava tomando a conversa como uma entrevista profissional. Ao final, meu entrevistador simplesmente disse: “Você precisa ser Engenheiro!”.

Terminando este texto, diria que todas as ciências, artes e ofícios se entrelaçam e que tudo isso somado faz o desenvolvimento humano. Mas, para tanto, precisamos de algo importante, DE VOCÊ, equipado com as armas da EDUCAÇÃO, trabalhando para tornar a vida de todos melhor.

Isso tudo necessitando das mãos mágicas dos engenheiros e das engenheiras, pois sem eles, muito do que temos pode não ser suficiente para o desenvolvimento econômico tão postulado por todos.

Ozires Silva

Presidente do Conselho de Inovação da Ânima Educação e Patrono das Engenharias. Engenheiro Aeronáutico, Fundou e presidiu a Embraer. Presidiu também a Petrobras e a Varig e foi ministro da Infraestrutura e das Comunicações do Brasil.