“Comunicação não é só para comunicadores”

Por: Unisociesc

07/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 07/10/2019 - 16:49

“Quem não se comunica se trumbica”. E não é que o velho guerreiro estava certo?! Já faz algumas décadas que Chacrinha ressoou, pela primeira vez, em alto e bom tom, sua célebre frase. E mesmo sendo uma habilidade humana tão natural e primária, infelizmente, ainda tem gente se trumbicando.

Sabe por quê? Porque, muitas vezes, a comunicação é deixada de lado ou, pior, é atribuída como um “poder” exclusivo dos profissionais que trabalham com Comunicação.

Mas, pense comigo: um advogado quando precisa argumentar diante de um juiz; um professor quando ensina algo novo aos alunos; um psicólogo quando está em atendimento em seu consultório; um engenheiro quando lidera uma equipe de trabalho; todos eles precisam se comunicar, e melhor ainda se for com clareza e eficiência.

A comunicação é a base da convivência, da troca de informação, das relações interpessoais, da vida em sociedade.

A comunicação é o “ouro” da nossa geração. Na era das mídias digitais, da transmissão de dados em segundos, dos smartphones que nos conectam com o outro lado do mundo, ser entendido e entender o outro é uma baita habilidade.

Esse ritmo acelerado nos estimula a dar respostas rápidas e, por isso, na maioria das vezes, focamos na velocidade e não na qualidade. E o resultado: falamos, falamos, mas pouco dizemos. Por isso, é mais do que hora de usarmos a comunicação para melhorarmos nossas relações, nossas conexões e a maneira como interagimos com o mundo.

O poder da comunicação está em você, independente de você ser um jornalista, um enfermeiro ou um contador. Use-o sem moderação. Seja positivo, fale olhando nos olhos das pessoas, preste atenção no que elas dizem e seja claro.

Lembre-se que o corpo também fala, os seus gestos e a sua entonação de voz dizem muito sobre o que você está sentindo. Sorria, demonstre empatia e comunique-se.

E caso você ganhe gosto pela Comunicação e descubra que ela é sua praia, a UniSociesc tem vários cursos na área para você desenvolver seus talentos e sua carreira.

Tatiane Martins – Jornalista e Especialista em Marketing da UniSociesc