Como delegar tarefas?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/05/2018 - 13:05 - Atualizada em: 10/05/2018 - 13:32

Delegar tarefas, ou somente delegar é uma expressão muito utilizada nos dias de hoje, de fácil compreensão para líderes e gestores, mas muitas vezes pouco utilizada no sentido real de seu significado.

Delegar vai além de passar uma determinada tarefa ou função para outra pessoa, pois exige prática, paciência e muita percepção para com o outro.

Para delegar com êxito, primeiramente é necessário saber exatamente qual é a tarefa e ter em mente qual resultado se deseja no final. Além disso, a pessoa para qual estará delegando precisa ter total entendimento sobre o que se espera quando à tarefa a ser realizada.

É importante também que esta pessoa tenha uma percepção sistêmica do ambiente e da tarefa, pois erros de percursos podem ocorrer e, se acontecerem, deverão ser contornados com maestria, como faria a pessoa que delegou a execução da tarefa.

MAS, COMO DELEGAR?

Listo abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a responder esta pergunta:

  • Tenha claro para você o que deseja e qual resultado espera na hora de delegar tarefas

Saber exatamente o que deseja e qual resultado espera é fundamental para passar as informações na hora de delegar, pois se nem você sabe exatamente o que quer, como poderá delegar para alguém e cobrar depois?

  • Identifique se as pessoas estão preparadas

Certifique-se que a pessoa que vai receber uma função, seja ela qual for, na vida profissional ou pessoal, está preparada para executar determinada atividade.

  • Tenha uma comunicação assertiva

Para que as tarefas tenham o êxito que você espera, como se fosse você que estivesse executando, é muito importante se ater na comunicação. Lembrando que a responsabilidade de uma comunicação é do emissor, que deve sempre checar se a pessoa que recebe a atividade entendeu o que precisa ser feito, e mostrar claramente qual resultado que você espera dele.

  • Feedback no final da conclusão das tarefas

Sempre procure obter e dar feedback na conclusão das tarefas, esqueça o certo ou errado e lembre-se do feedback, pois desta forma poderá construir uma melhoria contínua no processo todo.

Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Site: www.sandroferrari.com

Instagram: www.instagram.com/coachsandroferrari

Facebook: www.facebook.com.br/coachsandroferrari