A importância em pedir desculpas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/12/2017 - 15:12

Pedir desculpas é uma atitude muitas vezes difícil. Por isso, a grande maioria das pessoas prefere viver com razão ou, talvez, com uma sensação falsa de razão ao invés de reconhecer os próprios erros, pedir perdão e fazer as pazes.

Os motivos são infinitos. Pode ser uma questão cultural, orgulho, ego ou até mesmo arrogância. Ao que parece, muitos escolhem permanecer brigados e com uma pendência no ar do que entrar em um acordo, deixando a razão de lado e ficando em paz.

Hoje, é normal vermos pais pedirem desculpas aos filhos, mas até pouco tempo atrás isso era pouco comum. Nesse sentido, vale lembrar que os filhos seguem os exemplos dos pais.

Fazendo uma comparação da vida com um copo de água, iniciamos o dia com nosso copo vazio e, à medida que situações vão ocorrendo, ele se enche, esvazia e assim continuamente até o anoitecer. O ideal é que nosso copo esteja vazio na hora de dormir, mas muitas vezes, ele fica cheio e até transborda justamente pela falta de humildade de pedir e aceitar desculpas.

O ser humano possui uma autodefesa natural e perceptível. Se permitimos, a vida será sempre um contínuo processo de mudança, se não fosse verdade, ainda estaríamos vivendo no tempo das cavernas e cada pessoa tem o livre arbítrio de fazer suas próprias escolhas e é responsável por elas, mas muitas escolhas são por defesa, escondem verdades e tendem a buscar sempre a razão. E dessa forma, evita pedir desculpas.

Parece fácil esvaziar o copo, mas como fazer isso, como pedir desculpas e assumir os próprios erros se muitas vezes nós temos, de fato, a razão?

Vale se perguntar: afinal de contas é melhor ter razão ou ser feliz?

Pense nisso. Fico por aqui, precisando de algo conte comigo!

Face: www.facebook.com.br/coachsandroferrari

Site: www.sandroferrari.com

LEIA TAMBÉM: Coach Sandro Ferrari | O fim do ensino médio traz a dúvida: que faculdade fazer?