Por que ser voluntário?

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/05/2018 - 08:05

Eu responderia com uma única frase, curta e rápida: porque me faz bem.

Ok, sei que foi um pouco rápido demais e a coluna acabaria sem mesmo ter começado e poderia soar como preguiça de escrever, mas não é preguiça  é o começo de uma pequena reflexão sobre por que fazemos as coisas, não só o trabalho voluntário.

Por que trabalhamos? Trabalhamos por que temos que ganhar dinheiro para sobreviver e dar o mínimo de dignidade para nossa família, para quem tem família ou para si, mas trabalhamos por uma razão.

Por que compramos alguma coisa? Compramos algo, mesmo que nos soe caro, mas compramos, para o nosso conforto, e/ou para nossa satisfação pessoal e/ou para nosso trabalho.

Portanto para fazer um trabalho voluntário, também o fazemos por algum motivo, sim eu sei que muitos pensam em fazer trabalho voluntário pois querem ajudar aqueles que precisam, mas a razão mais forte para fazer e se manter no trabalho voluntário é sem dúvida alguma, por fazer bem a você.

Poucos, bem poucos, são os altruístas que fazem algo, mesmo que não goste e que não faça bem a si mesmo, em benefício do outro somente, seria um mundo lindo se assim fosse com boa parte de nossa sociedade, mas fazemos por também nos fazer bem e de quebra, ainda ajudamos o outro.

Sim eu sei que são reflexões simples para serem feitas, mas com elas, não ficamos nos iludindo achando que somos o melhor ser humano da terra, quando praticamos o voluntariado.

Para quem ainda não pratica, é mais um motivo para pensar, pois muitos acham que vão ser “obrigados” a fazer algo que não gostam, deve ser  muito ao contrário, quando for e se for, buscar um trabalho voluntário, pense em algo que te de prazer em fazer, que você se divirta, uma atividade que você gostaria de fazer mais e não tem tempo, faça no trabalho voluntário, aquela atividade que você gostaria de se aprimorar, use o trabalho voluntário para isso, para fazer o melhor.

Quem recebe o trabalho voluntário merece ser bem atendido, você merece o melhor, por isso você deve fazer um trabalho que gosta e quer fazer para entregar o seu melhor.

Trabalho voluntário, é a melhor ferramenta de crescimento de uma sociedade que conheço, você entrega um pouco do seu melhor e inspira muitos outros se desenvolverem e ainda se diverte, aprende, troca, ensina e inspira.

Isto posto, respondo à pergunta inicial, faço trabalho voluntário por que me faz muito bem. Que tal experimentar? Ai pertinho da sua casa ou do seu trabalho tenho certeza que deve ter uma oportunidade para você conhecer e experimentar.

Faça isso depois escreva para nós para contar como foi sua experiência. Terei muita alegria em receber seu comentário sobre o assunto.