“Vertigem posicional: quando o seu mundo gira”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

30/03/2019 - 08:03

Neste mês de março foi lançada uma campanha mundial sobre a conscientização da VPPB. Nem toda a tontura é labirintite!

Você que já teve uma crise de tontura ao virar na cama, ou que ao levantar ou deitar na cama parecia ver o mundo girar com a certeza de que nunca mais ia parar, você pode ter tido uma crise de Vertigem Posicional Paroxística Benigna, a VPPB.

O que pode causar a VPPB?

  • Ter batido forte a cabeça;
  • Tempo prolongado na posição deitada como após uma cirurgia;
  • Baixos níveis de vitamina D;
  • Osteoporose ;
  • Ingerir pouca água;
  • Outros fatores desconhecidos.

O que acontece na VPPB?

Esta vertigem pode ser explicada como a saída de cristais de cálcio de um local para outro dentro do labirinto, e provoca a perda total ou parcial da referência do que é a frente, lado ou trás da posição do corpo em relação ao ambiente e vice-versa.

Pode haver náusea durante ou logo após a vertigem. Normalmente acontece quando a pessoa muda de posição na cama, ou ao deitar ou sentar.

Quanto mais o indivíduo se agitar, movimentar a cabeça, querer levantar, pior será, porque os cristais estarão em movimento e enquanto isso “o mundo estará girando”.

E como se trata?

Um consenso mundial publicado em julho de 2018 concluiu que o tratamento da VPPB não é com medicação! É com manobras de reposicionamento.

Profissionais capacitados tratam a VPPB por meio de exercícios e manobras da cabeça. Mas estas manobras não são realizadas de qualquer forma ou posição. Há uma avaliação prévia feita por um profissional capacitado onde se encontra em que posição estão os cristais e então o tratamento é feito.

Procure um profissional que trabalhe com fisioterapia vestibular que possa tratar a VPPB. Quanto mais precoce for o tratamento, mais rápido será o resultado.

Na Clínica SER você encontra uma profissional capacitada para tratar doenças vestibulares e a VPPB.