“Fascite plantar”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

24/05/2019 - 17:05 - Atualizada em: 27/05/2019 - 10:38

Fáscia plantar é uma faixa rígida de tecido conjuntivo que fica localizada na planta do pé, sua principal função é proporcionar diminuição do impacto e ajudar na marcha (andar) sustentando e mantendo o alinhamento do arco plantar.

A inflamação desta faixa chama-se Fascite Plantar, afeta pessoas de ambos os sexos, sendo mais comum em pessoas com sobrepeso, sedentarismo, atletas e pessoas que praticam atividades de impacto, uso de calçados inadequados, pés com anormalidades.

Os sintomas podem variar, dentre eles a dor, rigidez e queimação na planta do pé. Geralmente mais intensa pela manhã (nos primeiros passos) ou após ficar sem apoiar o pé no chão por longo tempo.

Fatores que podem estar envolvidos: fratura de estresse do calcâneo, neuropatias de nervos plantares, avulsão da fáscia, esporão de calcâneo, trauma que envolva forças de tração e cisalhamento.

Diagnóstico: é feito através da história clínica, exame físico (avaliação funcional e análise do movimento com testes específicos) e exames objetivos.

O RX revela apenas partes ósseas como esporão de calcâneo; a ecografia mostra os sinais inflamatórios; Ressonância magnética demonstra detalhes de varias estruturas anatômica ao mesmo tempo como: ossos, cartilagens, tendões, ligamentos e músculos.

Como tratar?

Há dois tipos de tratamento: o medicamentoso baseia-se em analgésicos e antiinflamatórios, suficiente para promover alívio dos sintomas, e o conservador feito através de fisioterapia (sem intervenção cirúrgica).

A fisioterapia é de fundamental importância na reabilitação tendo como objetivo a diminuição do processo inflamatório, da dor e restauração da função mecânica da fáscia plantar com melhora da marcha.

São utilizadas técnicas de terapia manual, crioterapia, eletroestimulação, alongamentos (principalmente da musculatura intrínseca do pé, arco longitudinal) e fortalecimento muscular.

Para diminuir o impacto e a pronação na região do calcanhar pode ser usado Taping (bandagem) e palmilhas ortopédicas. Na Clínica SER você encontra fisioterapeuta especializado nesta área.

Localização: Clínica SER – Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 – Centro – Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3371-6022.