“Dores aumentam com o frio?”

Por: Rita Grubba

04/08/2018 - 13:08

O inverno e as baixas temperaturas significam aumento de dores, principalmente nas pessoas que tem doenças crônicas, como a artrose.  As mudanças bruscas de temperatura também colaboram para o aumento das dores articulares.

Os consultórios médicos e as clínicas de fisioterapia costumam ficar cheios de pacientes com pioras das dores. No inverno as pessoas tendem a ficar mais encolhidas, principalmente os mais idosos. Os músculos se contraem, diminui o fluxo sanguíneo, e a friagem evidencia a sensibilidade, piorando muito as dores.

A dor nas articulações ocorre por redução da cartilagem nas mesmas, associada a sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas, e fatores genéticos. A artrose era encarada como um processo natural do envelhecimento, porém hoje é possível modificar este processo,  com tratamentos modernos. Observamos excelentes respostas a estes tratamentos aliando com técnicas atuais dentro da fisioterapia.

A prática  de exercícios físicos diários, mesmo no inverno, é fundamental. O pilates clínico, com fisioterapeuta, é um grande aliado. A hidroterapia constante, também apresenta resultados excelentes. Estas práticas freqüentes, quando bem acompanhadas por profissionais especializados previnem a piora das dores no inverno.

A acupuntura ajuda muito no tratamento das dores crônicas e das crises agudas. Deve ser mantida sempre com protocolos individuais para prevenir as crises de dores. Isto tudo aliado com alimentação indicada e balanceada ajudam a prevenir o avanço da artrose e o bem estar físico e emocional.

Não podemos jamais nos acostumarmos a sentir dores. Para cada caso existe um tratamento ideal e adequado.

Na CLINICA SER, você encontra todas estas técnicas disponíveis e profissional fisioterapeuta especialista em DOR, que poderá lhe indicar o melhor tratamento.