Acessibilidade: um drama social

Por: Rita Grubba

09/07/2017 - 20:07 - Atualizada em: 09/07/2017 - 20:45

Quando nos reportamos ao tema acessibilidade, o padrão pré-formatado de imagem que vem à mente das pessoas é uma rampa com um cadeirante. Inquieto com referido juízo reducionista, a nota publicada no OCP, edição de 5 de julho de 2017, assinada por Patrícia Moraes, intitulada “falta de acessibilidade na mira do TCE”, atribuo como sendo o alerta destaque da semana.

Embora nossa Constituição assegure a acessibilidade como direito de todos e para todos, a consciência e entendimento obtuso da sociedade acerca desse conceito, aliados à relativa inépcia do Estado, seguem alimentando esse drama social. Assim, a digna acessibilidade encontra seu principal obstáculo na estrutura organizacional da sociedade, ou, na dinâmica cultural com que ela se molda.

Nosso modelo é regido e dinamizado por padrões estabelecidos, como pressa, estética, eficiência, uniformidade, conformidade, produtividade, lucratividade, funcionalidade, racionalidade cartesiana, entre outros. Convencionou-se daí que tudo o que se adapta a esses arquétipos pode-se considerar como aceitável e adequadamente normal.

Sob essa lógica, como bem preconiza a especialista Idilia Fernandes, da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, “o grande paradoxo das relações sociais é produzir a padronização tendo em vista que o ser humano é diverso, não se iguala; que a dinâmica da existência humana não se molda aos padrões estabelecidos.

Assim a discussão da acessibilidade nos remete ao movimento das relações sociais que criam as interdições, ou, a deficiência das estruturas sociais (instituições, escolas, família, comunidade, mídia, espaços construídos, etc.) em reconhecer a diversidade da condição humana.

LEIA MAIS:

Falta de acessibilidade em prédios públicos em Jaraguá na mira do TCE

Promover a acessibilidade então é tornar a sociedade capacitada, apta a reconhecer que a diversidade faz parte de seu movimento, de sua constituição. Para viabilizar isso, é necessária uma transformação nas condições materiais e simbólicas da vida em sociedade”.

Essa transformação só se fará sentir quando invertermos a perspectiva e percebermos a deficiência como um fenômeno socialmente criado. Significa dizer que a pessoa com deficiência se reconhece deficiente porque se depara com um meio deficiente. E aqui estamos nós, em pleno século 21 discursando sobre democracia e sustentabilidade, sem que tenhamos uma cidade sequer, com aceitável condição de acessibilidade. E não teremos enquanto não houver conscientização, vontade política e atitude social. Nossa concepção de sociedade ainda é do século passado.

Nesse aspecto, focando especificamente nossa Jaraguá, fica evidente que acessibilidade requer novo paradigma de sociedade, pressupondo-se planejamento interdisciplinar com envolvimento de todos os setores das esferas pública e privada. Portanto, com base em nosso status atual, o que se pode afirmar é que somos, por ora, uma sociedade deficientemente rica.