“Fotobiomodulação: a cura através da luz”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

26/04/2019 - 16:04 - Atualizada em: 30/04/2019 - 08:00

As terapias com luzes são empregadas desde os primórdios, por diversas culturas. Nos textos antigos é possível constatar que os médicos gregos e do antigo Egito praticavam curas através da exposição solar. Na fisioterapia, a fotobiomodulação tem sido amplamente utilizada.

Mas você sabe o que é a fotobiomodulação?

Fotobiomodulação (FBM) é o uso da luz vermelha ou infravermelha para curar, restaurar e estimular múltiplos processos fisiológicos, além de reparar danos causados por lesão ou doença. Essa luz pode ser proveniente de lasers ou LEDs.

O Laser de Baixa Potência (LBP) tem ganhado grande destaque mundial devido à busca por formas menos invasivas de tratamento.

Uma variedade de condições patológicas utilizando o LBP são descritos na literatura, tais como, a modulação do processo inflamatório, aceleração do processo de reparação tecidual, alívio da dor e tratamento de algumas desordens neurológicas.

Uma das principais indicações do laser é nos processos de cicatrização. Quando aplicada sobre feridas, o laser promove a resolução inflamatória, crescimento de novos vasos sanguíneos, proliferação de tecido e células, deposição de colágeno e cicatrização da ferida.

É indicado no tratamento de úlceras, feridas, abertura de sutura, inflamações, edemas, micose de unha, herpes, pé-diabético e fissuras mamilares.

Na ortopedia, o laser é utilizado com objetivo de diminuição da dor, além de controle do processo inflamatório. É utilizado em bursites, espasmos musculares, tendinopatias, lesões musculares, hematomas, lombalgias, artrites, entre outros.

Atualmente, inúmeros artigos científicos vêm demostrando os benefícios da fotobiomodulação no tratamento do paciente oncológico, visando prevenir e tratar os sintomas causados pelas cirurgias, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

É indicado nas radiodermites, mucosites, cicatrizes, edema, linfedema, paralisia facial, distúrbios da ATM, trismo, xerostomia, dor oncológica e neuropatia periférica.

São muitas as indicações da fotobiomodulação, mas o sucesso da terapia com laser dependerá do cálculo ideal da dose e dos parâmetros do laser, por isto, deve ser realizado com profissional especializado, principalmente nos casos oncológicos, e a Clínica SER conta com fisioterapeuta capacitada.

Onde encontrar: Clínica SER – Rua Cel. Bernardo Grubba, 62, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3371-6022.