“Aparelho auditivo intracanal que vai dentro da orelha externa no conduto auditivo”

Foto divulgação | CAJ

Por: Ricardo Godoy Bueno (CAJ)

29/06/2015 - 09:06 - Atualizada em: 29/06/2021 - 09:54

O  aparelho auditivo intracanal é um modelo muito procurado por pacientes com perda auditiva por ser um aparelho mais discreto, ele serve para grau leve até o severo. Discreto e com alta tecnologia, ele pode ser a escolha ideal para ajudá-lo a ouvir novamente com naturalidade.

O que é aparelho auditivo intracanal

Chamado de ITC, o aparelho auditivo intracanal possui um tamanho reduzido conforme o conduto auditivo e tipo de perda auditiva, ele pode ser colocado facilmente dentro do canal auditivo e utilizado durante todo o dia com muito conforto, apenas uma pequena parte do equipamento ficará exposta na orelha externa. Ele é feito da seguinte forma, o Profissional Fonoaudiólogo seleciona o modelo adequado no software para a perda auditiva do paciente, após é feito a moldagem com uma massa para a produção digital em 3D. Chamando à atenção, basicamente, por seu tamanho pequeno e pela possibilidade de customização, afinal, ele é moldado para se encaixar com total conforto ao modelo anatômico da orelha de cada paciente.

Como funciona o Aparelho intracanal

Ele é um Aparelho Auditivo com várias tecnologias de ponta sendo selecionadas e escolhidas pelo Fonoaudiólogo conforme a necessidade do paciente, possuindo os mesmos componentes de um aparelho retroauricular: microfone, amplificador, bateria e receptores, mas sua estrutura é mais compacta, além disso, existem modelos com recursos extras, como possibilidade conexão sem fio com televisores, celulares e equipamentos de som.

Os aparelhos auditivos intracanais possuem vários modelos e tamanhos tudo avaliado pela perda auditiva e necessidade do paciente, CIC, MICRO, ITC E ITE, MEIA CONCHA E CONCHA, isso é a classificação em tamanhos dos mesmos.

Para quem é indicado aparelho auditivo intracanal

É indicado para todos os pacientes que desejam um equipamento moderno e discreto e confortável. Este equipamento depende muito das necessidades auditivas, tais como tipo e grau de perda auditiva. O Intracanal atente pessoas com perda leve, moderada ou severa e que não possuam excesso de cera, a decisão final precisa ser conversada com o profissional fonoaudiólogo, ele vai analisar as características do paciente, o estilo de vida e indicar o aparelho para melhor adaptar ao seu cotidiano.

Demais modelos de aparelhos auditivos

Hoje existem no mercado diversos modelos de aparelhos auditivos. Os mais comuns são os retroauriculares, que é encaixado atrás da orelha e aparelhos de adaptação aberta, receptores no canal (RIC).

O que diferencia os aparelhos auditivos são suas tecnologias que variam de básica até a linha top. O aparelho auditivo selecionado vai suprir a necessidade auditiva do paciente que é o que ele mais deseja, a capacidade de ouvir e compensar sua perda auditiva, hoje os aparelhos auditivos buscam a audição mais próxima da audição normal, mas as tecnologias influenciam em sua rotina de vida.

Para ter uma boa adaptação é sempre indicado procurar o consultório ou centro auditivo mais próximo, pois além do aparelho auditivo o acompanhamento do profissional fonoaudiólogo é de suma importância.

Onde encontrar

O CAJ está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, número 889, no bairro Centro em Jaraguá do Sul. Para mais informações você pode acessar as redes sociais da empresa Facebook ou Instagram ou entrar em contato pelos telefones:

Jaraguá do Sul: (47) 3372-2364 Whatsapp: (47) 99972-5395.