“Sharenting: mães babonas ou humilhação pública?”

Foto Pixabay.com

Por: Raphael Rocha Lopes

25/02/2020 - 10:02 - Atualizada em: 25/02/2020 - 14:28

♫ “Tem o tempo de ser um bebê/
Tem um verde pra amadurecer/
Pra depois ir sozinho/
Seu caminho vai fazer”
(Na barriga do vento, Arnaldo Antunes).

Você já parou para pensar na privacidade de seu filho ou se as suas vontades de exposição estão conectadas com as deles?

O sharenting (expressão inglesa que vem da junção das palavras compartilhar e parentalidade) é compreendido como a exposição exagerada dos filhos pelos pais. O comportamento dos sharents (os tais pais que superexpõem seus filhos) é mais identificado nas mães do que nos pais.

“Olha aqui pra mamãe”.

Quem nunca viu na rede social de amiga ou conhecida a tentativa de fazer o filho reagir com alguma gracinha para a câmera do smartphone e que, no mais das vezes, só a mãe mesmo acha engraçado? De cenas realmente cômicas ou engraçadinhas até bizarrices totais são postadas pelos pais aos borbotões todos os dias, sem que os filhos possam se defender.

O que começou como uma marola de fotos de bebês passou a um tsunami de compartilhamento de tudo que envolva crianças e adolescentes pelos próprios pais, seja porque são orgulhosos babões, seja porque veem uma oportunidade de transformarem seus filhos nos próximos sucessos da internet.

O respeito à privacidade dos filhos.

Muitas coisas parecem engraçadinhas quando o filho é bebê ou criança pequena. Mas será que os pais param para pensar em como eles lidarão com situações constrangedoras na adolescência ou juventude? Às vezes comentários pretensamente ingênuos nas fotos publicadas pelos pais podem fazer estragos gigantescos.

As crianças e os adolescentes têm, sim, direito à privacidade e não é tudo o que acontece no âmbito familiar que precisa e pode cair no mundo infinito da internet. É importante que os pais conheçam os seus limites no que diz respeito às vontades dos seus filhos quanto as imagens deles nas redes sociais.

Vídeos assustadores que viralizam na internet e que apavoram mais os pais do que os filhos, hoje preocupam menos os filhos do que a superexposição que alguns pais lhes impingem. Sabe aquela história da “vergonha alheia”? É assim que alguns filhos podem estar sendo vistos pelos amigos por conta do que é publicado pelos pais.

Os casos famosos.

Em rápida pesquisa na internet encontram-se casos que se tornaram famosos, seja pela discussão pública entre pais e filhos sobre a publicação não autorizada, seja pelo constrangimento causado aos filhos.

Pesquisas apontam que os pais postam entre mil e duas mil fotos dos seus filhos nos seus primeiros cinco anos. Dá para imaginar a progressão com o passar dos anos. A dica que fica é: no tempo de bebê, não exagere; no tempo de amadurecer, converse com seus filhos e crie regras para todos. Quando os filhos fizerem seus caminhos, que não sejam assombrados pelos exageros dos pais.

E isso porque hoje eu nem falei das questões de segurança…