“2021 – Uma odisseia na terra (ou o início do fim do mundo)”

“♫ Meu amor, olha só, hoje o sol não apareceu/ É o fim da aventura humana na Terra/ Meu planeta adeus! Fugiremos nós dois na arca de Noé/ Olha bem meu amor, o final da odisseia terrestre/ Sou Adão e você será…” (Eva, Rádio Táxi).

Se o você está lendo esse texto, o mundo não acabou da última segunda-feira para cá. Escrevo no meio da bagunça, teorias da conspiração e de golpes de Estado, agonia e desespero (de alguns), meio mundo parado por causa da interrupção dos serviços do Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, alguns aplicativos da Google, alguns bancos na internet e diversos outros aplicativos.

Mesmo que esteja lendo no tradicional jornal de papel, as coisas voltaram ao normal e não pioraram, pois hoje em dia até a tramitação da produção do meio de comunicação mais clássico depende dos recursos da internet.

2001 ou 2021

O filme 2001 – Uma odisseia no espaço é de 1968 e conta a história de Hal, um supercomputador que controla uma nave espacial e entra em parafuso. Bem, na realidade, a história não é sobre Hal, mas sobre uma viagem tripulada para Jupiter na qual o supercomputador fica, digamos, paranoico.

Não é um filme fácil, apesar – ou por isso – ser um dos melhores (para alguns o melhor) de ficção científica já feito até hoje.

No dia de hoje, parte da internet é nosso Hal. Ainda não sei o que aconteceu (lembrando que este texto foi escrito no meio da confusão), mas se a grande rede não está paranoica – e não está -, pelo menos está deixando muita gente assim.

O início do fim

E se a internet parasse definitiva e completamente mesmo? Qual seria o nível do caos? O fim do mundo a la 2012 (o filme)? Algo mais ou menos dramático?

Uma coisa é certa: ficaríamos sem contato, sem energia, sem combustível e transporte, sem noção do que estaria realmente acontecendo. A ideia desta possibilidade não é nada agradável. Ficamos tão dependentes da tecnologia, mais especificamente da internet, que uma pane mundial nos lembraria da primeira cena do filme 2001 – Uma odisseia no espaço.

A probabilidade disso acontecer é muito remota, mesmo que haja um superataque terrorista, ou explosão vulcânica, terremoto ou tsunami monstruosos. A rede foi pensada para não isolar o mundo todo ao mesmo tempo (apesar de alguns países estarem pensando em criar uma internet só deles).

O nosso maior risco é o sol. Dizem os cientistas que grandes explosões ou tempestades solares poderiam derrubar a internet em cadeia mundial ou, pelo menos, continental. Aí, sim, seria o início do fim. Essas tempestades acontecem desde sempre. Uma de grande proporção ocorreu em 1989 e deixou parte do Canadá às escuras por nove horas.

Quando será a próxima? Não se sabe. Então não saia de casa sem seu filtro solar.