“Planejamento urbano. É possível planejar a cidade ideal?”

Por: PJV Arquitetura

28/07/2021 - 07:07 - Atualizada em: 28/07/2021 - 07:25

Planejamento urbano, nada mais é que o estudo do crescimento e funcionamento das cidades. O objetivo buscado pelo planejamento, é melhorar a qualidade de vida dos habitantes, por meio de ações políticas, ambientais, sociais e arquitetônicas. Porem, a grande questão é, é possível planejar a cidade perfeita?

A expressão planejamento urbano vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, mas o exercício de planejar as cidades vem de civilizações bem mais antigas.

Em todos os casos, o objetivo do planejamento urbano era sempre o mesmo: responder aos problemas enfrentados pelo ajuntamento de muitas pessoas em uma mesma área habitacional. Com o crescimento urbano acelerado das últimas décadas ficou cada vez mais difícil atingir este objetivo.

Cidades brasileiras planejadas

No Brasil, poucos municípios foram planejados. A cidade de Salvador, fundada em 1549, foi a primeira e foi projetada pelos portugueses. No século XIX, Teresina e Sergipe foram erguidas. Já no Brasil moderno, Belo Horizonte foi a primeira cidade a ser planejada. Goiânia, Maringá, Brasília e Palmas foram inauguradas no século seguinte.

Nem sempre o fato de uma cidade ser planejada significa que ela consiga ser perfeita, é o caso de Belo Horizonte, que foi toda planejada a partir de uma de suas principais avenidas, a Contorno. A ideia era que a avenida cercaria a cidade, haveria transporte, saneamento, assistência médica, educação e outros dentro das partes planejadas. O erro foi que, a cidade cresceu rápido demais, esbarrando no objetivo e desestruturando a cidade planejada anteriormente.

Talvez a cidade brasileiras que mais tenha chego perto de criar uma cidade ideal visando os objetivos citados foi Curitiba. Sistemas de transporte coletivo eficientes, incorporaram áreas verdes e de lazer, reduziram as taxas de violência, implantaram sistemas de saneamento e etc.

12 critérios para a cidade ideal!

Um arquiteto dinamarquês, chamado Jan Gehl, estabeleceu 12 critérios que poderiam ser utilizados para idealizar a cidade perfeita. Os critérios são divididos em três categorias:

PROTEÇÃO

  • Prevenção de acidentes;
  • Combate ao crime e violência;
  • Abrigo contra experiências desagradáveis (chuva, frio, poluição, etc.);

CONFORTO

  • Caminhadas: acessibilidade, bons locais para caminhar;
  • Locais atrativos para parar;
  • Locais de descanso;
  • Locais para contemplação;
  • Locais para interação;
  • Locais para a prática de atividades físicas e de lazer;

DESFRUTE

  • Planejamento para a escala humana;
  • Locais que forneçam um clima adequado;
  • Experiências sensoriais

A ideial usada pelo arquiteto Geh, presta-se mais atenção nas pessoas e menos nos prédios, praças e ruas. Assim, é preciso planejar a cidade a partir de uma visão que parte do cidadão. Os critérios estabelecidos por Gehl não são, em si, a solução para se ter uma cidade ideal. Porém, eles representam o ponto inicial e que podem fornecer suporte para o planejador.

Veja exemplos de cidades planejadas ao redor do mundo:

PJV Arquitetura

Saiba mais e fale conosco através de nosso site e redes sociais:

@pjvarquitetura

www.pjvarquitetura.com.br