“WEG entra para o mercado de energia a gás”

 

A WEG oficializou nesta semana a inclusão de soluções utilizando Subestações Isoladas a Gás (GIS – Gas Insulated Switchgear) em seu portfólio com um fornecimento na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction) para a Interligação Elétrica Biguaçu (IE Biguaçu), subsidiária da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista ISA CTEEP.

O projeto engloba os equipamentos e materiais, obras civis, montagem eletromecânica, comissionamento e start-up para a ampliação da entrada de linha na Subestação Biguaçu (pertencente a ELETROSUL) e para a implantação da Subestação Ratones, localizada em Florianópolis/SC.

As subestações serão fundamentais para o atendimento às cargas da região metropolitana de Florianópolis (aproximadamente 400 mil habitantes), que vem enfrentando sobrecargas constantes em seu sistema elétrico, principalmente nos meses de verão.

FGTS

A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira (13), para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Projeção de inflação segue em queda

O mercado financeiro reduziu a estimativa de inflação para este ano, pela quinta vez seguida. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 3,59% para 3,54%, este ano.

Para 2020, a estimativa também foi reduzida, ao passar de 3,85% para 3,82%. A previsão para os anos seguintes não teve alterações: 3,75%, em 2021, e 3,50%, em 2022.

A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi mantida em 0,87% em 2019, indicando que o cenário econômico se estabilizou – em uma performance fraca, mas sustentada.

Segundo o BC, a previsão para 2020 caiu de 2,10% para 2,07%. Para 2021 e 2022 também não houve alteração nas estimativas: 2,50%.

Mais carne para a China

O Brasil vai vender mais carnes para a China, com a habilitação de mais 25 frigoríficos. Nesta segunda-feira (9), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu um comunicado da GACC, órgão de sanidade chinês, informando a habilitação dessas plantas para a exportação de carnes para o país asiático.

Fiesc comporá Plano de Logística

Durante reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na semana passada, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, apresentou documento com proposta para inserção de Santa Catarina no contexto logístico nacional. A entidade foi convidada para integrar o grupo técnico do Ministério que está reformulando o Plano Nacional de Logística (PNL).

EUA x China

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (9), ao participar de evento com empresários chineses, em São Paulo, que a escalada das barreiras tarifárias e o risco de recessão com o conflito comercial entre China e Estados Unidos afetam o Brasil.

“O mundo acompanha com apreensão a escalada das barreiras tarifárias e o aumento do risco de recessão mundial. Sabemos que ganhos de curto prazo para o Brasil, como o aumento da demanda por soja, podem ficar comprometidos pela redução global da atividade econômica ou pelo desequilíbrio dos mercados no mais longo prazo. A instabilidade política não contribui para o progresso econômico.”

Acordo automotivo

O Brasil e a Argentina assinaram um acordo automotivo no âmbito do Mercosul, com vistas à liberação completa desse setor até 2029, quando entrará em vigor o acordo com o bloco e a União Europeia.

O documento foi assinado pelo ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e o ministro da Produção e Trabalho da Argentina, Dante Sica.

A solenidade ocorreu na última sexta-feira (6), no prédio histórico do Ministério da Fazenda, no centro do Rio, onde Guedes costuma despachar quando está na cidade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger