WEG, BMW e Energy Source desenvolvem sistema inédito para mobilidade elétrica sustentável no Brasil

Por: Pedro Leal

09/04/2022 - 05:04

Reforçando sua estratégia no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a redução das emissões dos gases de efeito estufa, a WEG vem firmando uma série de parcerias para o fornecimento de sistemas de geração solar distribuída e de estações de recarga para veículos elétricos.

Recentemente a companhia desenvolveu, em parceria com a BMW Brasil e a Energy Source, um sistema inédito no Brasil para recarga rápida de veículos elétricos que pode operar conectado ou completamente desconectado da rede de distribuição de energia utilizando baterias ligadas a painéis solares.

Denominado Carport Solar Off-Grid, o sistema permite a recarga dos veículos elétricos com energia gerada pelo sol e armazenada em baterias de segunda vida, fornecidas pela empresa Energy Source, oriundas dos veículos elétricos da BMW. Quando as baterias estão 100% carregadas, é possível também exportar o excedente da energia solar para a rede elétrica.

“Este projeto promove o conceito do sol para a roda (Sun to Wheel) para recarga rápida 100% sustentável dos veículos elétricos, sem o uso da energia da rede elétrica (Off-grid). Com tecnologia nacional estamos desenvolvendo a infraestrutura necessária para suportar a mobilidade elétrica no Brasil”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

O Carport Solar Off-Grid foi instalado no parque fabril da BMW em Araquari e contou com a participação de equipes multidisciplinares de todas as empresas parceiras.

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil. “Já este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos sendo vendidos no país (BMW i3, iX3, i4, iX e MINI S E) e acreditamos que o Brasil possui excelentes profissionais para liderar a transformação da indústria da mobilidade na região”, complementa o executivo.

 

E por falar em WEG

A Sonatrach, um dos principais players da indústria petrolífera, está aumentando os seus investimentos para alavancar sua produção. No início deste ano, Aïmene Benabderrahmane, primeiro-ministro argelino, inaugurou o novo centro de separação e compressão “Upside North”. A WEG entregou para este projeto três sistemas de acionamento para compressores de velocidade variável, transformadores redutores de 30kV, inversores de frequência refrigerados a ar e motores elétricos com potência de 7MW. Os sistemas de acionamento completos passaram por teste de aceitação combinado na fábrica de Jaraguá do Sul, antes de serem enviados.

Inflação

A inflação oficial acumulada em 12 meses registrou, em março deste ano, taxa de 11,3%. Essa é a maior variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde outubro de 2003, quando havia ficado em 13,98%. Grupos de despesa importantes para a composição do índice como alimentação, transportes e habitação registram altas de preços acima da média da inflação oficial.

Os preços dos alimentos, por exemplo, subiram 11,62% em 12 meses, puxados por itens como cenoura (166,17%), tomate (94,55%) e hortaliças e verduras (33,29%).

Imposto

Pelo menos uma parte do excesso de arrecadação decorrente da recuperação da economia poderá ser usado para corrigir a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, disse esta semana o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em evento promovido pelo banco Bradesco, ele também prometeu uma nova redução do Imposto de Importação.

Inflação [2]

Os transportes acumulam alta de preços de 17,37% em 12 meses, puxados pelos combustíveis (27,89%). A gasolina subiu 27,48%, o óleo diesel, 46,47% e o etanol, 24,59%. Também se destacam o transporte por aplicativo (42,74%) e o seguro voluntário de veículos (16,43%).

Linhas de crédito

Caminhoneiros e produtores rurais terão acesso a novas linhas de crédito do Banco do Brasil (BB) com juros reduzidos. A instituição financeira lançou na quinta-feira (7) uma linha de antecipação de frete para caminhoneiros e a emissão da primeira Cédula de Produto Rural (CPR-Preservação), que pretende remunerar produtores rurais que preservem o meio ambiente.

Condenação

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa ao pagamento de R$ 4 mil a um vigilante por não fornecer água potável nos locais de serviço. Para o colegiado, o ato da empresa atentou contra a integridade física e psíquica do empregado.

Na reclamação trabalhista, o vigilante afirmou que não havia água potável nos postos de trabalho e que permanecia exposto ao sol e à chuva, sem guarita ou infraestrutura mínima para que pudesse exercer suas atividades.

IPTU

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, lembra aos contribuintes que a segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022, vence no domingo (10). Segundo o secretário da Fazenda, Antenor Galvan, com o pagamento à vista e primeira parcela, o Município arrecadou R$ 41,8 milhões. Sessenta e quatro mil guias de pagamento foram geradas este ano.