SC tem o terceiro melhor resultado nacional na Indústria

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

11/02/2021 - 05:02

A produção industrial de Santa Catarina registrou o terceiro melhor resultado nacional em dezembro, com expansão de 18,7% em relação ao mesmo mês de 2019.

Entre os setores que puxaram o desempenho estão metalurgia (80,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (48,5%), máquinas e equipamentos (34,8%) e produtos de borracha (31,3%).

Os dados são do IBGE e foram divulgados pelo Observatório Fiesc, nesta terça-feira (9).

A análise da Fiesc destaca que o resultado de dezembro foi importante para reduzir o impacto negativo da pandemia sobre a produção industrial em 2020.

De janeiro a dezembro, o indicador registrou queda de 4,4% quando comparado com o ano anterior.

Há uma heterogeneidade entre os setores, demonstrando os diferentes impactos da pandemia sobre a atividade industrial.

Em 2020, alguns setores registraram expansão em suas produções, como por exemplo, máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,5%) e máquinas e equipamentos (6,7%). E

m ambos os setores, o mercado interno foi o principal responsável pela recomposição de suas produções.

O Observatório Fiesc destaca que os ciclos de recuperação entre os setores industriais implicaram em diferenças na retomada da atividade ao longo de 2020.

Os setores com forte influência no consumo das famílias e na demanda interna registraram melhores recuperações em 2020.

Destravamento de obras paradas

Uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério Público e o Poder Executivo, pretende destravar quase 4 mil obras inacabadas em todo o país.

Nesta terça-feira (9), o CNJ promoveu reunião com membros do governo para elaborar um plano de ação dentro do Programa Destrava, lançado em fevereiro de 2020, para analisar as pendências que levam à paralisação de projetos.

Além do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, compareceram ao encontro os ministros da Economia, Paulo Guedes; da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e da Advocacia-Geral da União, José Levi Mello.

Também estiveram presentes os ministros Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Na abertura do encontro, Fux apresentou um levantamento segundo o qual há 3.921 obras paradas no Brasil. Com investimentos orçados em R$ 144 bilhões, os empreendimentos consumiram cerca de R$ 10 bilhões até agora.

Entre as obras inclusas no imbróglio, estão as lentas obras da BR-280 – prometidas desde o governo Dilma Rousseff e caminhando a passos lentos, com maiores avanços nos trechos estadualizados da rodovia – avanços ainda assim aquém do esperado.

Entre os principais motivos para os atrasos, somente 6% estão relacionados a pendências com a Justiça, o Ministério Público ou com os Tribunais de Contas.

A maior parte dos problemas vem de processos que poderiam ser revisados pelo Poder Executivo, como erros de projeto, problemas técnicos e falências das empresas licitadas.

O estudo foi realizado pelo Tribunal de Contas da União e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Ao discursar no evento, o ministro Paulo Guedes disse apoiar a iniciativa do CNJ, mas fez um alerta sobre a falta de espaço no orçamento para prosseguir com as obras públicas e a limitação imposta pelo teto federal de gastos.

Cartórios abertos

Os cartórios de Santa Catarina terão expediente em horário normal nas próximas segunda, terça e quarta-feira (15 a 17), período alusivo ao carnaval.

A decisão, proferida de forma unânime pelo Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), atendeu a um pedido feito pelas próprias entidades que representam as serventias extrajudiciais, a Associação e o Sindicato dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC e Sinoreg/SC).

Com o cancelamento da festa em razão da pandemia, as entidades entenderam que a manutenção normal dos serviços aos cidadãos é uma ação que soma esforços para evitar viagens e deslocamentos e para contribuir com a recuperação econômica.

Comércio de Jaraguá

Com foco no fortalecimento do comércio local, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul está sugerindo aos associados a manutenção do atendimento normal durante o Carnaval, nos próximos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Além disso, mantém o setor jurídico da entidade à disposição dos comerciantes para informações e esclarecimentos.

Confiança cai

A avaliação dos empresários sobre as condições de seus negócios em 2021 provocou novo recuo do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O

índice caiu pelo segundo mês consecutivo, acumula queda de 3,6 pontos entre janeiro e fevereiro deste ano, e está em 59,5 pontos, em uma escala de 0 a 100.

Apesar da queda, o o indicador segue consideravelmente acima da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.