Santa Catarina teve maior crescimento acumulado da indústria no País

Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por: Pedro Leal

19/10/2021 - 06:10

Após seis meses consecutivos de recuo na atividade industrial, Santa Catarina registrou em agosto crescimento de 1,9% em relação a julho na série com ajuste sazonal.

O desempenho do Estado no mês foi o terceiro melhor do País e acima da média nacional, que teve retração de 0,7% no período, conforme análise do Observatório Fiesc.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,8% em agosto. No país, também houve queda de 0,7% nessa base de comparação.

Santa Catarina também tem destaque no acumulado do ano. De janeiro a agosto, o Estado apresentou o melhor desempenho entre as unidades federativas, com alta de 20,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi mais que o dobro do registrado na média nacional (9,2%).

No acumulado de janeiro a agosto, o setor de Metalurgia continua como destaque na atividade industrial em Santa Catarina, com alta de 69,8% na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com Maicon Luiz Brand, economista do Observatório Fiesc, a atividade da construção é um dos grandes indutores do desempenho do segmento.

Na sequência, destacam-se a produção de veículos automotores (54,8%) e de máquinas e equipamentos (45,4%), setores cujos produtos envolvem maior intensidade tecnológica. A produção de produtos têxteis e produtos de vestuário também vêm tendo bom desempenho no ano.

Já o setor de produtos alimentícios, que sofreu menores abalos nos primeiros meses da pandemia, vem sofrendo alguns impactos com a redução da demanda de países asiáticos, sobretudo nos derivados de soja.

Os produtos de óleo e farelo de soja tiveram queda de 55,1% no volume exportado no acumulado de 2021, frente ao mesmo período do ano passado. Entre os fatores internos, a redução no poder de compra em decorrência da inflação explicam a queda na produção industrial do setor ao longo do ano.

Congresso

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam, na quarta-feira (20) das 9h às 13h, o lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. A transmissão será ao vivo apenas para inscritos. Interessados em participar do lançamento podem realizar inscrições gratuitamente pelo site.

Formação

A B3, bolsa de valores de São Paulo, está oferecendo seis cursos para quem deseja começar a aprender a operar no mercado de ações. As aulas são gratuitas e gravadas. Nestes cursos, o estudante ou o futuro investidor poderá aprender sobre o momento certo para comprar e vender ativos e até conhecer um pouco mais sobre a B3. Os cursos já estão disponíveis no hub de Educação Financeira da B3. No site também há outros cursos relacionados ao mercado de ações.

Barreiras

As barreiras sanitárias para identificação de casos suspeitos de Covid-19 no aeroporto e terminais rodoviários de São Paulo foram desativadas. Segundo a Prefeitura da capital paulista, o encerramento dos trabalhos aconteceu na sexta-feira (15) devido a estabilização do número de casos na cidade.

Barreiras [2]

Washington anunciou na última sexta-feira (15) que os estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 poderão entrar nos Estados Unidos a partir de 8 de novembro. As informações são do portal InfoMoney.

A medida inclui todos os países, caso do Brasil, e derruba as restrições que vigoram hoje e impedem adultos de outras nacionalidades de adentrarem no país.

Fórum

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove o Fórum Radar Reinvenção nos dias 9 e 10 de novembro, com a participação de lideranças empresariais e especialistas nacionais e internacionais. O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do País, subiu de 8,59% para 8,69% neste ano. Trata-se da 28ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de segunda-feira (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Investimento

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (18) que investirá R$ 14 milhões na criação de 10 mil vagas para o Programa SOS de Ponta, visando à qualificação de profissionais da saúde para realizarem atendimentos de urgência e emergência em suas unidades de saúde.

PIB

As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 5,04% para 5,01%. Para 2022, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,5%.