“Santa Catarina tem recorde de geração de empregos em julho”

A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10.044 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004.

Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843).

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 21, pelo Ministério da Economia.

O levantamento reforça os bons sinais de retomada da atividade econômica catarinense, que vem apresentando desempenho positivo em indicadores como taxa de produção industrial, volume de vendas do comércio e índice de ocupação.

“O catarinense é empreendedor e trabalhador. Essas características ficam ainda mais evidentes quando precisamos atravessar um período desafiador, como este de pandemia. Nossa economia dá sinais positivos e tenho certeza de que vamos sair ainda mais fortes”, avalia o governador Carlos Moisés.

Ainda nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia confirmado que Santa Catarina se mantém como o Estado com a menor taxa de desocupação do país. Os índices acima da média nacional mostram a força da retomada econômica catarinense.

“Santa Catarina bateu recorde na geração de empregos no mês de julho em toda série histórica. Ao todo, em 213 municípios, o volume de admissões foi maior que o de demissões. O estado também registrou uma maior velocidade de recuperação dos empregos perdidos durante a pandemia, em relação ao Brasil e região Sul”, pontua o coordenador estadual do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine/SC), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ramon Fernandes.

Cadastramento

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, comunica que termina hoje (25) o período de cadastramento dos moradores que tiveram suas casas danificadas pela passagem do ciclone bomba, em 30 de junho.

Até o momento, há 309 cadastros feitos pelo site da prefeitura, buscando a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

“Manicômio Tributário”

O assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, Guilherme Afif Domingos, disse que a simplificação de tributos propostas pelo governo federal é uma solução para o que chama de “manicômio tributário” praticado no país.

Ao programa Brasil Em Pauta, da TV Brasil, que vai ao ar nesta segunda-feira (24), às 22h30, Afif afirmou que o sistema tributário atual é “uma caixa preta” e que a maior parte da população não tem conhecimento do real valor de impostos embutidos em bens e serviços pagos.

As informações são da Agência Brasil, parte da Empresa Brasileira de Comunicação, da qual a TV Brasil também faz parte.

PIB brasileiro

A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de 5,52% para 5,46%.

A estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – está no boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

O mercado financeiro tem reduzido a projeção de queda há oito semanas consecutivas.

Licenças de importação

Mais de 200 produtos podem entrar no país com menos burocracia. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, suspendeu, nos últimos meses, as licenças de importação para 210 itens que movimentaram US$ 5,6 bilhões no ano passado.

A liberação consta de três portarias editadas entre 25 de junho e 20 de julho. Entre os produtos beneficiados, estão revestimentos para paredes, fios de acrílico e tubos de aço.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul