Santa Catarina lidera atendimentos na Sala do Empreendedor

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

12/06/2021 - 06:06

Santa Catarina ocupa sete das dez posições do ranking nacional de atendimentos da Sala do Empreendedor, segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O levantamento é realizado pelo Sistema de Atendimento Sebrae e referente ao 1º quadrimestre de 2021, considerando os atendimentos realizados entre janeiro e abril. A 1ª colocada foi a cidade catarinense de Indaial.

Ao todo, são 307 Salas do Empreendedor espalhadas pelo país, e apenas três estados aparecem no ranking, Santa Catarina, Tocantins e Alagoas. As sete cidades catarinenses que se destacam são Indaial (1ª), Xanxerê (2º), Videira (5º), Rio do Sul (6º), Balneário Camboriú (7º), Tubarão (8º) e Tijucas (10º).

“Esses números são resultado do comprometimento do Sebrae/SC e das prefeituras municipais em fornecer o melhor atendimento aos empresários catarinenses, facilitando o processo de abertura de empresas, regularização e um atendimento personalizado ao microempreendedor individual (MEI). Enfrentamos um período de dificuldades com a pandemia e esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo e nos impulsiona a seguir em frente e buscar resultados ainda melhores”, afirma o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina, Fabio Búrigo Zanuzzi.

A Sala do Empreendedor é uma das soluções que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com as prefeituras.

Confira o ranking geral e o número de atendimentos de cada cidade:

  • 1º Indaial/SC – 3.788 atendimentos
  • 2º Xanxerê/SC – 3.134 atendimentos
  • 3º Araguaína/TO – 2.671 atendimentos
  • 4º Palmas/TO – 2.638 atendimentos
  • 5º Videira/SC – 2.583 atendimentos
  • 6º Rio do Sul/SC – 2.519 atendimentos
  • 7º Balneário Camboriú/SC – 1.952 atendimentos
  • 8º Tubarão/SC – 1.823 atendimentos
  • 9º Maceió/AL – 1.694 atendimentos
  • 10º Tijucas/SC – 1.548 atendimentos

Aerogerador

Foto: Divulgação/WEG

A WEG e a Engie Energia estão concluindo a fase mais importante do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “Aerogerador Nacional”, que é a montagem do equipamento. Localizado no município de Tubarão, no Sul do Estado, o aerogerador está instalado no parque experimental de pesquisa e desenvolvimento da Engie e é resultado de um Projeto Estratégico do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da companhia com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O aerogerador foi projetado e construído pela WEG e a segunda etapa do projeto também contou com recursos do P&D das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A (Celesc).

Emprego

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou crescimento de 4,7 pontos na passagem de abril para maio deste ano. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que havia subido 1,6 ponto de março para abril.

Com o resultado de maio, o Iaemp chegou a 83,4 pontos. O indicador busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base em entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e dos serviços. A principal contribuição para a alta deste mês veio do componente da Situação Atual dos Serviços.

Prejuízo

Tradicionalmente a forma de investimento favorita do brasileiro, a caderneta de poupança segue perdendo poder aquisitivo pelo nono mês seguido, segundo a plataforma de informações financeiras Economatica.

A análise do site aponta que a poupança caiu 6%. Esta é a a maior queda efetiva desde outubro de 1991, quase 30 anos atrás, quando o poupador perdeu 9,72% em 12 meses. Isso significa que quem deixou R$ 1 mil na poupança perdeu R$ 60 em poder de compra.

O cálculo leva em conta a diferença entre os rendimentos da poupança e a inflação medida pelo IPCA no período de 12 meses. Muito aquém da inflação, a poupança vê o saldo numérico aumentar, mas o poder aquisitivo minguar.

Serviços

O volume de serviços no País teve alta de 0,7% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. Com o resultado, o setor recuperou apenas uma pequena parte das perdas ocorridas em março (-3,1%). Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, em abril o setor cresceu 19,8% em relação ao mesmo período do ano passado e 3,7% no acumulado do ano. No acumulado de 12 meses, no entanto, os serviços tiveram queda de 5,4%.