Região de Corupá recebe os planos de marketing e de proteção da denominação de origem da banana

Por: Pedro Leal

18/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 18/11/2021 - 08:10

O Sebrae realizou no começo de novembro a entrega do Plano de Marketing e do Plano de Controle e Proteção da Denominação de Origem da Banana da Região de Corupá. A iniciativa faz parte do Projeto de Indicação Geográfica (IG) da Banana da Região de Corupá, que compreende também os municípios de São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul.

A entrega aconteceu durante uma reunião com o grupo gestor composto por representantes das cidades, Cigamvali, da Epagri, Sebrae e das Associações dos Bananicultores.

As duas entregas são bastante importantes para o projeto IG DO (Indicação Geográfica de Origem) da região, comenta o gestor de projetos do Sebrae, Celso Orlando Pirmann. Segundo ele, enquanto o plano de marketing padroniza a comunicação visual, o caderno técnico determina também as boas práticas a serem utilizadas pelos produtores que vão usufruir do selo, o material servirá como parâmetro para bananicultores e auditores que utilizarem a IG DO.

A banana produzida na região de Corupá já é considerada a “Mais doce do Brasil”. No próximo mês, a região recebe o selo do IG DO em Brasília, na sede do Sebrae Nacional.

A banana pode ser produto ideal para investimentos no setor, desde que produzida em condições favoráveis para comercialização. O Plano de Marketing orienta o estabelecimento de metas e estratégias relacionadas a um produto, bem como seu preço, promoção e ponto de venda.

A Denominação de Origem da Banana da Região de Corupá possui uma área de 857,3 quilômetros quadrados, considerada a maior produtora estadual do fruto, representando 40% do total plantado. Para atender a alta demanda da região, mais de 5 mil empregos são gerados e mais de 1.000 famílias envolvidas.

Um produto com IG DO é único. Significa que ele só tem aquelas propriedades porque sua elaboração é influenciada por características ambientais ou culturais de determinada região. A obtenção da Indicação Geográfica requer a confecção de uma série de estudos que compõem o processo.

 

Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul divulgou na terça-feira (16) os horários de atendimento sugeridos para o fim de ano. Os consumidores começam a ter mais tempo para as compras de fim de ano a partir do dia 4 de dezembro.

De segunda a sexta-feira, a entidade sugeriu funcionamento do comércio de rua até às 20h. Nos sábados 4, 11 e 18 de dezembro o comércio pode funcionar até às 17h. Já nos domingos, o funcionamento será das 16h até às 20h.

Auxílio

Cerca de 14,5 milhões de famílias começaram a receber na quarta-feira (17) a primeira parcela do Auxílio Brasil. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Com valor médio de R$ 217,18 neste mês, a parcela de novembro começou a ser paga ontem para os beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0

Pix

Para os próximos anos, o Pix, ferramenta de transferência instantânea de recursos, poderá ser usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais, anunciou nesta terça-feira (16) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. As novidades ainda não têm data para entrarem em vigor.

ALI

Micro e pequenos empresários com interesses em melhorias rápidas, redução de custos e inovação de processos, podem participar do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), que integra o Brasil Mais, uma parceria do Sebrae com o governo federal. As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de novembro.

Energia Renovável

O presidente da Caixa Pedro Guimarães, afirmou em entrevista a TV Brasil, no domingo (14), que o banco deve lançar no mês que vem o programa “Caixa Energia Renovável”, que financiará a aquisição de placas solares nas residências brasileiras.

Os juros de 1,17% ao mês serão a menor taxa do mercado, afirmou Guimarães. O tempo de carência de pagamento será entre seis meses a cinco anos e o crédito poderá ser contratado pelo aplicativo “Caixa Tem”.

 

Financiamento

As linhas de financiamento para negócios internacionais serão tema de workshop, nesta quinta-feira (18), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

Com início às 8h30, o evento híbrido é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e pelo Sebrae-SC, e será transmitido pelo canal da Fiesc no YouTube. No encontro, representantes de instituições bancárias públicas e privadas vão apresentar as linhas de crédito disponíveis.