“Reformas serão retomadas após fim de pandemia, diz Guedes”

Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

19/06/2020 - 05:06

Tidas como a principal pauta econômica do governo federal, as reformas estruturais na economia do país devem ser retomadas assim que a situação emergencial gerada pela pandemia de Covid-19 passar.

A afirmação é do ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou nesta quarta-feira (17) de evento virtual organizado pela Acton Institute, instituição americana religiosa de pesquisa e ensino.

Guedes segue otimista, e afirma que o país investiu mais do que a média para combater a pandemia.

“Gastamos duas vezes mais que países emergentes e 10% mais que a média dos países avançados [para combater os feitos da pandemia]. Então agora que estamos finalizando nossos programas emergenciais, vamos voltar às reformas nos próximos 60, 90 dias”, disse, acrescentando que o governo vai acelerar as reformas e levará o país para uma direção liberal.

Guedes enfatizou que o Brasil vai superar a pandemia, com senso de cooperação e preservação de vidas. Para ele, em seguida será preciso enfrentar a segunda onda da crise que é a econômica.

O ministro disse que a recessão pode se transformar em depressão econômica se os efeitos da crise não forem combatidos.

Grupo Malwee promove doações

Em meio a crise provocada pelo coronavírus Covid-19, o Grupo Malwee lançou múltiplas iniciativas socioeconômicas para ajudar o Brasil a superar a crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

O Grupo Malwee totaliza o equivalente a R$ 10 milhões em doações que permeiam iniciativas como doações financeiras diretas, doações de mais de 300 mil peças de roupas, doações de máscaras, toucas e aventais (materiais hospitalares) e doações de kits para a produção de máscaras (tecido já cortados + elástico) para projetos e instituições sociais.

Dia dos Namorados divisivo

Considerada uma das datas mais importantes no calendário do comércio varejista, o Dia dos Namorados, neste ano, foi diferente por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em Jaraguá do Sul, conforme pesquisa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), os resultados penderam para duas extremidades: parte dos entrevistados indicou saldo positivo, no comparativo com 2019, e um número semelhante verificou resultado negativo.

Entre os lojistas participantes, 21,7% informaram que o Sábado Legal do dia 6 de junho rendeu até 10% mais vendas do que no ano passado. Exatamente a mesma porcentagem indicou vendas inferiores acima de 21%.

Vacina a caminho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 possam ser produzidas neste ano e dois bilhões de doses até o final de 2021, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan, nesta quinta-feira (18).

A OMS está elaborando planos para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses uma vez que uma vacina seja aprovada, afirmou a cientista.

Novas regras para auxílio

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (17), uma resolução que define os procedimentos que deverão ser adotados pelas instituições financeiras para realizar as operações de crédito previstas na Lei Complementar nº 173/2020, que prevê auxílio financeiro para estados, municípios e Distrito Federal em função da crise econômica em função da pandemia do novo coronavírus.

Renegociação

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ligada ao Ministério da Economia, vai abrir um novo programa para pagamento de dívidas ativas com a União.

O novo regime chamado de Transação Excepcional estará aberto para adesões entre 1º de julho a 31 de dezembro deste ano.

Poderão se inscrever empresas e pessoas físicas cuja capacidade de pagamento tenha sido limitada por causa da pandemia da covid-19, que já provocou paralisia de alguns setores de atividade econômica e aumento do desemprego.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul