“Reabertura cabe aos municípios, diz governador”

O governador Carlos Moisés disse nesta quarta-feira (27), ao participar de reunião com prefeitos e lideranças empresariais da região Norte que a liberação de atividades que ainda se encontram sob restrição em função da pandemia de coronavírus será tomada pelos municípios, com base nos indicadores epidemiológicos.

Na reunião realizada na Associação Empresarial de Joinville (Acij), Carlos Moisés falou do esforço do Governo do Estado no enfrentamento da Covid-19 e assinalou que, além da preservação de vidas, há a preocupação com o impacto das medidas de isolamento sobre a economia catarinense.

O governador falou da gestão de leitos de UTI, que passam a ter como base os indicadores por macrorregião, e assinalou que uma nova ferramenta de controle orientará todas as decisões, compartilhando as ações do colegiado estadual com as dos municípios.

Com isto, dependendo da condição de cada cidade quanto ao número de contágios pelo vírus e da estruturação que os municípios dispõem para tratar pacientes e na contenção à doença, os prefeitos tomarão as decisões quanto à liberação de atividades como o transporte público, funcionamento de escolas e centros de educação infantis, e de eventos onde haja a presença de público.

Novo secretário

O ministro da Economia Paulo Guedes indicou o economista Roberto Fendt para ser o novo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais.

Fendt é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem mestrado e doutorado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente o economista é secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China.

Hoje o cargo é ocupado por Marcos Troyjo, que em julho assumirá a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

Desemprego

A taxa de desemprego no país subiu para 12,6% no trimestre encerrado em abril deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é superior aos 11,2% do trimestre encerrado em janeiro.

Em relação ao trimestre encerrado em abril de 2019, a taxa ficou estatisticamente estável, já que o índice de desemprego daquele período era de 12,5%.

Postos de trabalho em Jaraguá

De Janeiro a Abril deste ano, Jaraguá do Sul registrou a perda de 524 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo ministério da economia. Com os dados, o município registra um total de 63,031 empregos com carteira assinada.

Esta é a primeira divulgação do Caged no ano, cobrindo de uma única vez os quatro primeiros meses do ano.

Foram 9.105 admissões no período e 9.629 desligamentos de contratos formais de emprego. Isolado, o mês de abril registra um saldo negativo de 2.364 postos com carteira assinada, com 832 admissões e 3.196 desligamentos.

Fiesc 70 anos

Para comemorar o aniversário de 70 anos da Federação das Indústrias (FIESC), a entidade promove live no canal do YouTube, nesta sexta-feira, dia 29 de maio, às 10h30, com participação do secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, que vai abordar as medidas do governo federal para manutenção da atividade econômica, do emprego e da renda durante a pandemia.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul