“Programa Travessia é aposta da Fiesc para pós-Covid-19”

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

26/06/2020 - 05:06

O Programa Travessia, da Fiesc, foi apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Regional e ao Governo do Estado como estratégia para recuperação pós-coronavírus, durante a reunião do comitê em encontro virtual nesta terça-feira (23).

O diretor de inovação e competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates apresentou o programa, idealizado pela entidade como proposta do setor produtivo ao enfrentamento da crise gerada pelo novo coronavírus, no pós-Covid-19.

A iniciativa vai atuar em quatro frentes: reinvenção da indústria e da economia, investimento em infraestrutura, atração de capital e pacto institucional.

A iniciativa também foi apresentada nesta quarta-feira ao Governo do Estado, com o objetivo de promover uma travessia da crise, provocada pela pandemia, e que deve ter como consequência crises econômicas, de emprego, sociais e institucionais.

Na primeira fase do projeto, a Fiesc vai interagir com as diversas forças da sociedade, especialmente do meio empresarial, para buscar sugestões e aperfeiçoar o planejamento e as possíveis ações que podem ser implementadas.

Para elaborar o programa, a entidade fez uma ampla análise de estudos de consultorias internacionais que estão traçando cenários pós-coronavírus.

Depois, comparou com países que tiveram uma situação dessa natureza no passado e criaram planos estruturantes, como o New Deal, dos Estados Unidos.

A partir dessa análise, a Federação fez uma síntese daquilo que se adapta à realidade do Brasil e do estado e estruturou uma proposta que tem o objetivo central de posicionar Santa Catarina como referência em desenvolvimento e crescimento sustentável.

Esse objetivo central é apoiado pelos quatro objetivos principais que são: a reindustrialização e o fortalecimento da indústria, a atração de capital, o desenvolvimento da infraestrutura e o pacto social e institucional.

Human Hacks

A Católica SC e a startup Slash Education abriram inscrições para o novo curso Human Hacks, treinamento gratuito e on-line sobre habilidades humanas no mercado de trabalho.

Durante cinco aulas, de 29 de junho a 6 de julho, serão abordadas as características que as empresas mais valorizam em um profissional, segundo o Fórum Econômico Mundial.

As habilidades que tendem a ser mais priorizadas pelos recrutadores das grandes empresas até 2022 são resolução de problemas complexos; pensamento crítico e análise; criatividade; gestão de pessoas; inteligência emocional; originalidade e iniciativa; orientações para serviço; coordenação; negociação e persuasão; e flexibilidade cognitiva.

Imposto de renda

Parte dos 60,4 milhões de trabalhadores que retiraram até R$ 998 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no ano passado terá de acertar as contas com o Leão.

O saque imediato deve ser informado na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020.

A obrigação vale apenas para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2019 ou se enquadra em qualquer outro critério para enviar a declaração.

Caso o contribuinte esteja isento de Imposto de Renda, não precisará enviar o documento apenas por causa da ajuda do FGTS.

Mapa de desenvolvimento

Negócios que promovem impacto positivo para a conservação da natureza e para o desenvolvimento nos litorais sul de São Paulo, do Paraná e norte de Santa Catarina têm a oportunidade de ganhar visibilidade e passar por mentoria para aprimorar processos e alavancar resultados.

Interessados em participar do 1º Mapa de Empreendedorismo Sustentável na Grande Reserva Mata Atlântica podem se inscrever até o dia 24 de julho.

A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com apoio da plataforma Pipe.Social, tem o objetivo de mapear e dar visibilidade a negócios que trazem impacto ambiental positivo para a região.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul