“Produção industrial brasileira cresce 0,7% em fevereiro”

Foto EBC/Divulgação

Por: Pedro Leal

03/04/2019 - 05:04 - Atualizada em: 12/04/2019 - 08:23

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De dezembro para janeiro, o setor caiu 0,7%.

Na comparação com fevereiro de 2018, houve alta de 2%. A indústria acumula queda de 0,2% em 2019 e alta de 0,5% em 12 meses (fevereiro a fevereiro). Na média móvel trimestral, a variação é de 0,1%.

Três das quatro categorias econômicas tiveram alta de janeiro para fevereiro: bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos (4,6%), bens de consumo duráveis (3,7%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,7%). Os bens intermediários, ou seja, os insumos industrializados usados no setor produtivo, caíram 0,8%.

Dezesseis das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram alta, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (6,7%), produtos alimentícios (3,2%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%).

Dez ramos industriais apresentaram queda. O principal recuo veio das indústrias extrativas (-14,8%), resultado influenciado pelo recuo na produção de minério de ferro relacionada ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

O resultado é positivo, mas não representa recuperação da retração de janeiro, apenas uma estabilização das perdas, e vem em um cenário de resultados pessimistas de forma generalizada para a economia.

Schroeder e inovação

Schroeder ficou entre as 13 cidades que receberam o título de Prefeito Inovador 2019 e Projeto Inovador 2019, no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, com destaque por meio dos programas Aprova Digital e Viabilidade Digital, que oferecem a aprovação de projetos de construção e consulta de viabilidade para construção 100% online.

O evento  ocorreu nos dias 21 e 22 de março na cidade de Criciúma – a obtenção do título foi divulgada nesta terça-feira (2).

Falando em Schroeder…

Uma oficina participativa para elaboração do plano municipal de conservação e recuperação da Mata Atlântica em Schroeder será realizada nesta quarta-feira.

A oficina é uma parceria da Prefeitura com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), buscando elaboração do plano municipal de conservação e recuperação da mata atlântica em Schroeder e ocorre quarta-feira (3/4), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Schroeder.

O evento é aberto à comunidade, que poderá contribuir com a elaboração do projeto através de sugestões.

Projeções da economia seguem em queda

A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – caiu de 2% para 1,98% este ano. Foi a quinta redução consecutiva.

Para 2020, a estimativa de crescimento do PIB recuou de 2,78% para 2,75% na segunda redução consecutiva. As projeções de crescimento do PIB para 2021 e 2022 permanecem em 2,50%.

Consumo de água deve crescer 24% até 2030

O consumo e o uso das águas no país devem crescer 24% até 2030, diz um estudo lançado esta semana pela Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a agência, responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil, o país usa, em média, a cada segundo, 2 milhões e 83 mil litros de água. Em 2030, esse total deve superar a marca de 2,5 milhões de litros por segundo.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil traça um panorama das demandas pelos recursos hídricos em todos os municípios brasileiros entre 1931 e 2030.

Ele se baseia no chamado consumo consuntivo, quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo a que se destina.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?