Prefeito e presidente da Câmara farão balanço do ano e projeções para 2022 na Acijs

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

07/12/2021 - 06:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 08:19

Tradicionalmente, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) tem convidado os representantes dos poderes Executivo e Legislativo para que apresentem um relato do ano que se encerra e sejam projetadas as expectativas para o próximo período.

Este ano, o Encontro Empresarial ocorre na próxima segunda-feira (13), com as presenças do prefeito Antídio Lunelli e do presidente da Câmara Municipal Onésimo Sell, e mediação do presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue.

O encontro vai discutir os rumos de Jaraguá do Sul após quase dois anos de pandemia, assim como as perspectivas para o ano eleitoral de 2022.

A reunião será realizada às 18h30, no Centro Empresarial, no formato híbrido, seguindo os protocolos sanitários. Para a participação presencial, com vagas limitadas, o público deverá confirmar inscrições pelo site www.acijs.com.br – acessando o link https://bityli.com/CH3eDl – ou pelo e-mail eventos@acijs.com.br. A reunião também poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Acijs no YouTube.

 

Scar

A diretoria da Scar (Sociedade Cultura Artística), de Jaraguá do Sul, participou, na sexta-feira (3) do ato simbólico de entrega das primeiras cartas de captação do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do governo estadual, incentivando projetos culturais catarinenses por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação).

Código

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Fazenda, enviou na quinta-feira passada à Câmara de Vereadores, os Projetos de Lei Complementar de autoria do Executivo que dispõem sobre a instituição do Novo Código Tributário do Município e as Isenções e Não Incidências Tributárias.

Vila turística

Com forte tradição no turismo, Pomerode recebeu mais uma honraria no setor: a Rota do Enxaimel foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, na quinta-feira (2), em Madri, Espanha. O selo reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

 

Saneamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou na quinta-feira (2) o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020), sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em julho do ano passado. O marco prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033 e viabiliza a injeção de mais investimentos privados no setor.

 

Juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta terça (7) e quarta-feira (8) a última reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano.

Com a alta da inflação, a expectativa do mercado financeiro, consultado pelo BC, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano.

Juros [2]

O ministro da economia Paulo Guedes, afirmou que a subida dos juros para combater a inflação vai provocar uma desaceleração na economia no ano que vem. Para ele, o resultado será o melhor possível a ser feito, e a política econômica está seguindo o caminho correto.

Auxílio

O Senado Federal aprovou, na quinta-feira (2), a Medida Provisória (MP) 1061/2021 que cria o Auxílio Brasil. A MP havia sido enviada pelo governo em agosto e já tinha sido aprovada, com alterações, pela Câmara dos Deputados em 25 de novembro. A matéria tinha até o dia 7 para ser aprovada, sob o risco de perder sua eficácia. O agora PLV 26/2021, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Queda

A produtividade do trabalho na indústria no terceiro trimestre de 2021 retornou ao patamar do segundo trimestre de 2020, momento mais grave da crise causada pela pandemia de Covid-19. É o que mostra o estudo Produtividade na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado na sexta-feira (3).

Carros

Balanço divulgado nesta segunda-feira (6), em São Paulo, revela que a produção de veículos no Brasil registrou alta de 15,1% em novembro (206 mil unidades), na comparação com outubro (179 mil unidades). Em relação a novembro de 2020, houve queda de 13,5%. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).