Pesquisa online vai avaliar o turismo em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

04/06/2022 - 05:06

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Diretoria de Turismo, em parceria com o Sebrae, a Amvali e Cigamvali, está disponibilizando uma pesquisa online a ser respondida pelos moradores de Jaraguá do Sul e região.

O objetivo é planejar e desenvolver a atividade turística no município, respeitando os interesses da população. A pesquisa está disponível em formulário do Google e necessita de poucos minutos para ser preenchida.

Não há identificação do participante. São perguntas relacionadas a como os moradores da cidade vêem os turistas que visitam Jaraguá, em que locais, como contribuem para a economia do município, entre outros questionamentos.

O link para a pesquisa também será enviado junto à fatura de água e esgoto do Samae. A Diretoria de Turismo e os parceiros da pesquisa contam com a participação dos jaraguaenses.

Estoque prejudicado

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para regularizar situações pontuais de falta de materiais que são usados nos postos de saúde, como gaze e soro fisiológico, por exemplo. O problema é o mesmo que está ocorrendo com algumas medicações nas farmácias: a falta de insumos nas indústrias.

5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (2) o prazo adicional de 60 dias para implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais do País. O início da operação da subfaixa de radiofrequências de 3.300 a 3.700 MHz estava previsto para 30 de junho e ativação de uma Estação Rádio Base (ERB) para cada 100 mil habitantes das capitais deveria ter início em 31 de julho. Com a alteração, os prazos passam para 29 de agosto e 29 de setembro de 2022.

Petrobras [1]

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) aprovou esta semana resolução que recomenda a edição de um decreto pelo presidente Jair Bolsonaro para permitir o início de estudos sobre a privatização da Petrobras. A inclusão oficial da Petrobras no PPI só pode ser feita depois do decreto.

ICMS

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) teve na quinta-feira (2) mais uma rodada de conversas com representantes dos secretários de Fazenda dos estados sobre a possibilidade de limitar a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Bezerra é relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que trata desse tema e foi aprovado na Câmara . Um dos consensos saídos da reunião foi a possibilidade de votar o PLP 18 antes do dia 14.

Acordo

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou na quinta-feira (2) um acordo coletivo que limitou o pagamento de direitos não previstos na Constituição. Com a decisão, a Corte definiu que o acordado deve prevalecer sobre o legislado no caso julgado. O julgamento envolveu o pagamento das chamadas horas in itinere (horas no itinerário), o tempo gasto pelo trabalhador no deslocamento entre sua casa e o trabalho. Embora o entendimento seja aplicado ao caso específico, a decisão poderá abrir possibilidade para que a tese definida possa ser aplicada em outros julgamentos semelhantes.

Petrobras [2]

A Petrobras concluiu o primeiro teste de produção de querosene de aviação com conteúdo renovável (BioQAV) do País, que integra a nova geração de combustíveis sustentáveis da companhia. Em linha com o compromisso de desenvolver soluções pioneiras com foco em redução de emissões de CO2, a Petrobras é a primeira empresa no Brasil – e uma das primeiras na América Latina – a realizar o teste de produção por coprocessamento (processamento conjunto) de querosene de origem fóssil e óleo vegetal, utilizando unidades de refino existentes.

Carros

O emplacamento de carros no País teve alta de 25,09% em maio, na comparação com abril, aponta levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Também houve alta de 6,03% em relação a maio de 2021. Com o resultado, a retração acumulada de janeiro a maio cai para 4,16%, comparando os primeiros cinco meses de 2022 com o ano passado. De janeiro a abril, tinha sido registrada queda de 7,18%.