Novo presidente e sete diretores do Banco Central são nomeados

Foto Joel Joelfotos/Pixabay

Por: Pedro Leal

21/04/2021 - 06:04

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e sete diretores para cumprirem mandatos fixos na diretoria da instituição. Essa nomeação ocorreu devido à Lei Complementar nº 179, sancionada em fevereiro de 2021, que estabelece autonomia para o BC, com mandatos para os dirigentes da autarquia.

De acordo com os decretos publicados na edição de terça-feira (20) do Diário Oficial da União, Fábio Kanczuk e João Manoel Pinho de Mello cumprirão mandato até 31 de dezembro deste ano. Bruno Serra Fernandes e Paulo Sérgio Neves de Souza terão mandatos até 28 de fevereiro de 2023, Maurício Costa de Moura até 31 de dezembro de 2023 e, por fim, Campos Neto, Carolina de Assis Barros e Otávio Ribeiro Damaso ficarão até 31 de dezembro de 2024.

Todos os nomeados poderão ter seus mandatos renovados por apenas uma vez.

Conforme divulgado em 18 de março, a diretora Fernanda Nechio pediu desligamento por motivos pessoais e será exonerada após a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio. Até lá, ela continuará à frente da área de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos.

O BC aguarda a aprovação da substituta de Nechio pelo Senado Federal, a economista Fernanda Magalhães Rumenos Guardado. Ela deverá ser nomeada pelo presidente da República para cumprir mandato fixo até 31 de dezembro de 2023.

Bold lança acrílico antiviral

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma necessidade ainda mais latente de inovação. Com demandas específicas, o momento atual é pautado pela busca de soluções que garantem mais saúde e proteção a todos. Alinhada a essa realidade, a catarinense Bold lançou no mercado o Acrílico Bold NanoPower. O material, com tecnologia brasileira, tem ação antiviral e é capaz de eliminar 99% dos vírus em apenas 30 segundos. A característica é garantida pelo uso, ainda durante a fabricação, de um aditivo composto por cobre nano particulado. Ele atrai o vírus e quebra a camada bilipídica, inativando-o.

Cofem defende manutenção de incentivos

Em reunião com a governadora interina Daniela Reinehr, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) defendeu a manutenção de incentivos fiscais, a não elevação de carga tributária, investimentos em infraestrutura e medidas para destravar o crédito, especialmente aos pequenos negócios. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (19), na Fiesc, em Florianópolis, com transmissão por videoconferência para as demais entidades que compõem o Cofem, representadas pelos presidentes da Facisc, Sérgio Alves; da Fecomércio, Bruno Breithaupt; da Faesc, José Zeferino Pedrozo; da FCDL-SC, Ivan Tauffer; da Fampesc, Rosi Dedekind, e pelo superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Telefonia móvel em alta

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na segunda-feira (19) o Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações – Telefonia Móvel referente a 2020. A publicação avalia o desenvolvimento da telefonia móvel no Brasil a partir da análise das quatro maiores prestadoras do serviço, que representam 96,9% do total de acessos.

De acordo com o Relatório, após cinco anos de queda, o país voltou a registrar crescimento no número de celulares em operação. Ao final de 2020 o Brasil contava com 234,07 milhões de acessos móveis. Na comparação com dezembro de 2019, houve aumento de 7,39 milhões de acessos, o equivalente a 3,26%. A população brasileira, por sinal, é de 211 milhões. São 23 milhões de celulares em operação a mais do que brasileiros.

Peac Maquinhinhas

Criado para socorrer empreendedores e pequenos negócios afetados pela pandemia de Covid-19, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito com Garantia de Recebíveis (Peac Maquininhas) emprestou R$ 3,19 bilhões no período de funcionamento, entre 15 de outubro e 31 de dezembro do ano passado. O valor foi divulgado na segunda-feira (19) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Nesse período, 112.161 operações foram realizadas. No Peac Maquininhas, os bancos emprestavam recursos a microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empresários. Em troca, as instituições financeiras recebiam, como garantia, os recebíveis (recursos a receber) gerados pelas maquininhas de cartão.