“Massaranduba, Fiesc e Sesi firmam parceria para educação de adultos”

Foto Marcello Sokal

Por: Pedro Leal

12/12/2018 - 05:12 - Atualizada em: 12/12/2018 - 16:53

Com a preparação do trabalhador e a educação fazendo toda a diferença na situação social do estado, Massaranduba quer reverter a tendência comum de regiões onde a agricultura prevalece e a população mais jovem acaba buscando em outras regiões melhores oportunidades de qualificação – o chamado êxodo rural.

Indicadores mostram que 2.018 pessoas no município não possuem o ensino médio completo, o que corresponde a 41% dos trabalhadores formais da indústria. Para mudar o quadro, a Fiesc e o Sesi  vão oferecer em parceria com a Prefeitura o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas serão ministradas por profissionais da equipe de docentes da unidade do Sesi e do Senai do Vale do Itapocu, na modalidade EJA profissionalizante, para 1ª a 5ª série, e do 6º ao 9º ano, com previsão de início em fevereiro de 2019.

Inicialmente serão oferecidas 110 vagas nas primeiras turmas do projeto. Informações e inscrições podem ser feitas no local e na própria secretaria de educação do município até o próximo dia 21.

As aulas acontecerão nas instalações da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na rua 11 de Novembro, 4108, no Centro. Os cursos serão gratuitos para jovens e adultos da indústria e da comunidade em geral.

Outra iniciativa, tomada em Corupá, busca a capacitação de jovens para o trabalho através de uma parceria entre a Prefeitura, Associação Empresarial de Corupá (Aciac) e Senai de Jaraguá do Sul, firmada na última sexta-feira (7).

A partir de 2019, o município passa a oferecer o curso de aprendizagem industrial para atender a demanda de jovens aprendizes contratados pelas empresas locais.

Nesta parceria, a Prefeitura vai ceder o espaço para que o curso possa ser desenvolvido, a Aciac mobilizará os empresários para selecionar os jovens aprendizes e o Senai ficará responsável pelo desenvolvimento do curso.

O prefeito João Carlos Gottardi comenta que Corupá só tem a ganhar com a parceria para que sejam oferecidos cursos profissionalizantes no município, pois será formada mão de obra especializada da qual a indústria local precisa.

Fundo Social

O Fundo Social está em fase de avaliação e recomendação de projetos socioculturais que possam receber aportes de até 9% do Imposto de Renda devido das empresas de lucro real. Promovido pelo Sesi, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Fundo Social busca impulsionar a cultura do uso dos incentivos fiscais no Estado.

Pela legislação federal, as empresas podem destinar uma porcentagem do imposto de renda devido para projetos nas áreas de infância e adolescência, idoso, saúde, esporte e cultura, para qualquer cidade do estado.

No momento, 30 projetos já receberam a recomendação. A lista completa de projetos está disponível no site, plataforma do Fundo Social.

Escola do Trabalhador

Empregadores poderão propor ao governo a criação e o oferecimento de cursos que acham importantes para qualificação de mão de obra, de acordo com as suas necessidades

A Escola do Trabalhador disponibilizou nesta segunda-feira (10) um espaço para que as empresas possam sugerir cursos nas áreas nas quais têm interesse.

Com isso, os empregadores poderão propor ao governo a criação e o oferecimento de cursos que acham importantes para qualificação de mão de obra, de acordo com as suas necessidades.

Para sugerir um curso basta acessar o link e preencher o formulário. As respostas serão analisadas pela equipe da Escola do Trabalhador e levadas em consideração para a formulação de novos cursos.

WEG é Líder do Brasil em Máquinas e Equipamentos

A WEG recebeu nesta segunda-feira (10) o título de empresa Líder do Brasil 2018 em Máquinas e Equipamentos, prêmio oferecido pelo Grupo de Líderes Empresarias – LIDE.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a empresa é agraciada com o prêmio, um reconhecimento nacional do talento, competência e comprometimento de protagonistas que, mesmo em um cenário de instabilidade econômica, obtiveram êxito nos negócios, nos principais setores da economia do país.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu em São Paulo e contou com a participação do Presidente da WEG, Harry Schmelzer Jr, na foto recebendo os cumprimentos do governador de São Paulo, João Doria.

Safra do ano cai…

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deve fechar 2018 com queda de 5,5% na comparação com as 240,6 milhões de toneladas do ano passado – número recorde.

Segundo previsão de novembro feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção deste ano deverá ficar em 227,3 milhões de toneladas.

…e de 2019 sobe

De acordo com o instituto de pesquisa, a produção deve ficar em 231,1 milhões de toneladas, 1,7% a mais do que em 2018.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?