“Linhas aéreas reduzem serviços, mas mantêm transporte de medicamentos e equipes médicas”

Foto Floripa Airport/Divulgação

Por: Pedro Leal

25/03/2020 - 05:03

Com o estado de calamidade pública por conta do Coronavírus Covid-19, as empresas aéreas têm sido um dos setores mais afetados – e para preservar a saúde pública e de seus colaboradores, grandes reduções têm sido feitas pelo setor.

Ao mesmo tempo, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) tem buscado acordos para evitar que estados fiquem isolados e para garantir uma rota aberta para levar suprimentos e manter a mobilidade, principalmente, de equipes de saúde.

As informações são do portal melhores destinos e das assessorias de imprensa.

“O Brasil já conta com um déficit na balança comercial do setor de saúde e boa parte da distribuição de remédios, vacinas, insumos e equipamentos hospitalares é feita nos porões da aviação comercial”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

A Azul divulgou um comunicado aos seus investidores informando que entre o período de 25 de março e 30 de abril de 2020 reduzirá o número de cidade atendidas de 116 para somente 25, o que representa uma redução de 90% da capacidade total planejada.

Estima-se que apenas 70 voos diários sejam operados durante esse período. Ainda não foram divulgadas as cidades onde a empresa manterá operações.

A GOL anunciou cortes das rotas entre o período de 28 de março e 3 de maio devido a pandemia do coronavírus. Serão suspensas rotas regionais e internacionais, mantendo somente voos para capitais.

A redução da oferta é de 92% nos mercados domésticos e 100% nos internacionais. Serão feitos voos extras para atender eventuais demandas específicas.

Prazos prorrogados

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram por 90 dias o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) e das Certidões Positivas com Efeitos de Negativas (CNEND), ambas relativas a créditos tributários federais e Divida Ativa da União.

Novo horário nos postos

Já está valendo a determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentando a redução no horário de funcionamento dos postos de combustíveis e os de revendas gás liquefeito de petróleo (GLP).

Os revendedores de combustíveis automotivos em todo o país passam a funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Até então, o horário mínimo de funcionamento era das 6h às 20h.

A medida foi publicada ontem (23) no Diário Oficial da União (DOU) e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Crédito ampliado

O Banco do Brasil começou nessa segunda-feira (23) a liberar as operações de crédito para garantir a liquidez financeira das micro e pequenas empresas nesse período de pandemia do coronavírus.

Esses clientes poderão prorrogar as próximas duas parcelas a vencer, que serão migradas para o final do cronograma de pagamento de suas dívidas.

Além da prorrogação das parcelas, a incidência dos juros será diluída ao longo de todo o cronograma de pagamentos. As linhas contempladas utilizam recursos próprios do BB.

As linhas contempladas são:

  • BB Giro Digital
  • BB Giro Empresa
  • BB Giro Rápido
  • BB Giro Cartões
  • BB Giro Corporate
  • BB Financiamento

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: