Jaraguá do Sul sedia debate sobre parceria com empresas italianas

Por: Pedro Leal

01/12/2021 - 06:12 - Atualizada em: 30/11/2021 - 20:12

A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, em parceria com a Associação Promo Brasile Italia, promoveu na terça-feira (30), em Jaraguá do Sul, o debate “Integração para desenvolver Inovação – Como unir as forças dos mercados de tecnologia e Inovação de Santa Catarina e Itália”.

O objetivo foi aproximar empresas e organizações que tenham interesse em negócios internacionais entre Brasil e Itália e criar oportunidades para os participantes ampliarem networking e fortalecerem sua rede de relacionamentos, parcerias e negócios.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, aproveitou o evento para apontar que Santa Catarina foi um dos maiores geradores de empregos do País durante a pandemia, com projeção de encerrar o ano com mais de 200 mil novos postos de trabalho, assim como o caráter do estado como o segundo mais competitivo do País.

Atualmente, a inovação é um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e sustentável catarinense. Isso acontece porque universidades, empresas e o poder político encontram-se alinhados em prol de avanços e soluções aos desafios do mercado de trabalho.

O cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, frisou que o evento demonstra a grande força do estado de Santa Catarina e as potencialidades para uma aliança entre as empresas de Jaraguá do Sul e da Itália. A grande presença de italo-brasileiros na região Norte do Estado também representa uma oportunidade para a aproximação entre os dois países. Ele encerrou seu discurso desejando que o evento dê início a uma colaboração constante entre a região e a Itália.

“Será uma grande oportunidade para um amplo debate nas áreas de tecnologia e inovação. O setor de tecnologia está em plena expansão e, em Jaraguá do Sul, isso não é diferente. Temos aqui o Centro de Inovação – Novale Hub, que é um grande impulsionador de negócios inovadores, cuja missão é conectar pessoas, trazer informação e oportunidades”, destaca Gustavo Pacher, delegado da Câmara Italiana de Comércio para a Região de Jaraguá do Sul.

A iniciativa fez parte das atividades inseridas no planejamento estratégico da Câmara Italiana a fim de promover inovação e integração e aproximar empresas e organizações de Santa Catarina e Itália e contou com o Apoio do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Novale Hub e Conexão Torus.

Parceria

Na segunda-feira (29), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) formalizou por meio do Senai proposta de parceria com a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e a Prefeitura de Guaramirim visando oferecer no município curso de formação de operador de produção, atendendo a demanda das indústrias da região.

Empretec

Para quem quer iniciar um negócio, o Sebrae disponibiliza o principal programa de empreendedores do mundo, o Empretec. Os detalhes dessa formação, que já correu o mundo em mais de 40 países, serão apresentados durante a palestra “Como melhorar os resultados empresariais”, em Jaraguá do Sul, o evento é totalmente gratuito, e ocorre nesta quarta-feira, às 19h, no Cejas.

 

Demanda

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, cresceu 29,5% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020. De acordo com o índice, foram os micro e pequenos negócios aqueles que mais demandaram pelo recurso, marcando alta de 30,5% na relação interanual.

Maestro

Jaraguá do Sul não para de fazer bonito quando o assunto é qualidade. O setor de cervejarias, em especial, tem colecionado expressivos resultados em torneios nacionais e internacionais.

Agora, mais uma vez, a Cervejaria Maestro traz mais um indicador de excelência. A empresa conquistou a Medalha de Prata na categoria Wood and Barrel Aged Beer com sua cerveja Maestro Dueto Barleywine, na sexta-feira (26).

Cartões

Compras com cartões de crédito, débito e pré-pago podem ter superado R$ 28 bilhões na Black Friday deste ano no Brasil, o que representa um crescimento de aproximadamente 22% em comparação com 2020. Os dados foram colhidos no período de 25 e 26 de novembro, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

 

Desemprego

A taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o que significa queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021. O número de pessoas em busca de emprego no País recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.