Jaraguá do Sul é oitava maior geradora de emprego do Estado, aponta Caged

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

08/06/2022 - 05:06 - Atualizada em: 08/06/2022 - 07:51

A última atualização dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho referente ao primeiro quadrimestre de 2022, manteve Jaraguá do Sul entre as 10 melhores cidades do Estado em termos de geração de emprego.

No primeiro quadrimestre do ano, Jaraguá do Sul gerou 14.035 novos postos de trabalho e registrou 12.119 desligamentos o que resultou num saldo positivo de 1.919 vagas. O desempenho deixou o município na oitava posição no ranking estadual que tem Blumenau, Florianópolis e Joinville nas três primeiras posições,

Isolado o mês de abril, a cidade registrou a abertura de 112 postos de trabalho com carteira assinada em abril, resultado de 2.927 admissões e 2.815 desligamentos ao longo do quarto mês do ano. Em abril do ano passado, foram gerados 415 postos de trabalho.

Apesar do saldo positivo do mês, somente um setor teve resultado líquido positivo, o de serviços, com abertura de 189 postos. Todos os outros setores registraram retração no mês, em particular a indústria, com perda de 36 postos.

No acumulado do ano, somente um setor acumula perdas, o comércio, que desde o começo do ano perdeu 34 postos. No acumulado do ano, os principais geradores de emprego são a indústria (1.127 postos) e serviços (784).

A indústria responde por mais da metade dos postos de trabalho no município: são 36.928 jaraguaenses trabalhando no setor.

Somente dois níveis de formação registraram alta no total de empregados: ensino médio completo (126) e superior completo (30). A maior queda foi para quem tem ensino médio incompleto: 23 postos perdidos no nível em questão.

O mês viu queda no número de homens empregados, com saldo negativo de 30 postos masculinos, enquanto 142 novas mulheres entraram em empregos formais.

No mesmo período, Santa Catarina registrou a abertura de 66.922 novas vagas. O resultado é puxado pelo setor de Serviços, que colaborou com a geração de 34.192 postos de trabalho, seguido pela Indústria (21.089) e Construção (11.277). O resultado também coloca o estado como o terceiro na criação de emprego no País em 2022.

Falando em emprego

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado na terça-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) atingiu em maio o maior nível desde dezembro, ao subir 1,4 ponto, para 80,9 pontos. Em dezembro de 2021, o indicador ficou em 81,8 pontos.

O IAEmp combina séries de dados extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, para antecipar as tendências do mercado de trabalho no País, se relacionando com o nível de emprego.

ICMS [1]

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na segunda-feira (6), em declaração à imprensa, uma proposta para reduzir os impostos estaduais sobre os combustíveis em troca do ressarcimento da perda de receita com recursos federais. A ideia é aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que autorize os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP). Ao fazerem isso, os governos estaduais contariam com uma compensação financeira equivalente à receita que deixaria de ser arrecadada.

ICMS [2]

A proposta feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), do Governo Federal compensar estados que zerarem alíquotas de ICMS do diesel e gás de cozinha até o final do ano não deve surtir o efeito proposto, segundo o secretário da Fazenda de SC, Paulo Eli. Ele adiantou que as medidas não levariam a uma redução de preços, apenas evitariam o novo reajuste do diesel que está por vir. A projeção é que caso fosse adotada em SC, a medida reduziria o preço do diesel em R$ 0,55, o que rapidamente seria anulado pelo próximo aumento, fruto de pressão internacional.

Aluguéis

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 0,59% em maio deste ano. A taxa é inferior ao 0,82% observado no mês anterior. Segundo a FGV, o índice acumula variação de 8,83% em 12 meses, a maior taxa desde o início da série histórica, em janeiro de 2019.

 

Suspenso

A Celesc informa que as lojas de atendimento dos municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, e Guaramirim, foram fechadas na tarde de segunda-feira (6), devido à confirmação de casos de Covid-19 entre funcionários. Em Jaraguá do Sul e Corupá os atendimentos serão normalizados na quinta-feira (9).