Jaraguá do Sul é destaque entre melhores cidades do Brasil para fazer negócios

Por: Pedro Leal

27/11/2021 - 06:11

Reportagem publicada pela revista Exame, em 20 de novembro, aponta que Jaraguá do Sul está entre as cinco cidades catarinenses com menor letalidade da Covid-19 e que esse fator trouxe reflexos positivos na economia e nos negócios.

De acordo com a publicação de autoria do jornalista Gilson Garrett Jr, “as cidades que melhor lidaram com a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 foram as que mais se destacaram no ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios. Dos onze municípios com menor letalidade da doença, cinco ficam em Santa Catarina: Brusque, Blumenau, Palhoça, Jaraguá do Sul, e Florianópolis.

A revista aponta ainda que Jaraguá do Sul tem mais de 61% da população imunizada (atualmente em 67,68%) e ocupa a sexta posição no ranking no eixo melhor cidade para fazer negócios na indústria. De janeiro a agosto, criou 5.830 postos de trabalho, um crescimento de 9,05% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, 3.700 está na indústria, puxado pela gigante WEG, que viu a receita crescer 31% em 2020, e projeta o mesmo número para este ano.

A lista das Melhores Cidades para Fazer Negócios é elaborada anualmente pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para Exame, em seis segmentos econômicos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária.

Para chegar ao ranking, foram analisados mais de 60 indicadores, como saldo de empregos e crescimento dos setores, nas 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Neste ano, a consultoria também avaliou o ritmo de vacinação e a taxa de letalidade da Covid-19 em cada um dos municípios, no dia 15 de outubro, para uma fotografia de comparação.

Pix

O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, para incluir as modalidades de saque e de troco. A resolução foi publicada na sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

As modalidades estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (29). Segundo o BC, a oferta dos dois novos produtos aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.

INSS

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (24) proposta que assegura, excepcionalmente nos anos de 2020 e 2021, o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O abono será limitado ao valor de até dois salários mínimos, e as parcelas serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

 

Auxílio

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (25) a Medida Provisória 1061/21, que troca o programa de distribuição de renda Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, fixando metas para redução da pobreza e extrema pobreza e criando incentivos adicionais ligados ao esporte, ao desempenho no estudo e à inserção produtiva. A MP será enviada ao Senado.

Vacinados

A União Europeia (UE) vai permitir a entrada de viajantes vacinados contra a covid-19 com a CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac. A decisão, divulgada na quinta-feira (25) em comunicado da Comissão Europeia que inclui 27 países, passa a valer em 10 de janeiro de 2022. Assim, os países europeus passam a focar no status de saúde do viajante e não mais no seu país de origem.