“INSS inicia projeto-piloto de biometria facial para testar prova de vida”

Por: Pedro Leal

21/08/2020 - 05:08

Cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país começaram nesta quinta-feira (20) a testar a prova de vida por biometria facial.

Nos próximos dias, segurados selecionados pelo órgão começarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.

A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão.

Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contato com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41.

Qualquer mensagem sobre prova de vida com origem em números diferentes deve ser ignorada. Quem tiver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Como usar o aplicativo

O procedimento será feito da seguinte maneira. Primeiramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clicará no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela.

Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento do segurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos.

A câmera do celular abrirá, e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

Confiança da indústria sobe

O Índice de Confiança da Indústria cresceu 8,4 pontos na prévia de agosto, na comparação com o número final de julho.

Com o resultado, a confiança chegou a 98,2 pontos, em uma escala de zero a 200, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro.

A confiança dos empresários no momento atual cresceu 8,1 pontos e chegou a 97,2 pontos. Já a expectativa dos empresários avançou 8,8 pontos e atingiu 99,3 pontos.

Lez a Lez lança nova coleção

A nova coleção da Lez a Lez, grife feminina do Grupo Lunelli, chegou acompanhada de um evento transmitido online para o público da marca. O lançamento contou com a participação da cantora Flora Cruz, conhecida em todo o país pela passagem no programa The Voice Brasil.

Além de acompanhar o pocket show, os seguidores da Lez a Lez ainda aprenderam a preparar um drinque especial. A coleção, intitulada ‘Aflora’, traz frescor, leveza e romantismo

Dia do nutricionista

O curso de Nutrição da Católica Santa Catarina realizará, em 31 de agosto, data do Dia do Nutricionista, o seminário “Dos Sabores aos Saberes”.

Os nutricionistas Paula Gandin, Ana Beatriz Baptistella e João Motarelli falarão, respectivamente, sobre “Dificuldades Comuns no Atendimento Clínico de Pacientes Vegetarianos e Veganos” (às 8h30), “Saúde Intestinal do Atleta & Influência na Performance” (às 9h30) e “Aspectos Biopsicossociais do Comportamento Alimentar” (às 10h30).

Os interessados em participar podem realizar gratuitamente a inscrição via site da Católica SC. A transmissão será pelo Meet.

Esclarecimento

A Rede OCP esclarece que as vagas abertas na Zanotti S/A, divulgadas na última semana no portal OCP.NEWS, são referentes a empresa de Jaraguá do Sul e não tem relação com a homônima Grupo Zanotti, de Massaranduba.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul