“Inflação recua em julho, mas segue com alta de 2,94% no ano”

Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

09/08/2018 - 05:08

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou taxa de inflação de 0,33% em julho, taxa inferior ao 1,26% de junho. Com o resultado, o IPCA acumula taxas de 2,94% no ano e de 4,48% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora ainda não compense o padrão inflacionário que se formou nos meses de maio e junho devido à crise no abastecimento provocada pela paralisação dos caminhoneiros na segunda metade de maio, o dado ajuda a reduzir os temores quanto à volta da inflação descontrolada.

O grupo de alimentos e bebidas – que sofreu maior variação durante a crise de abastecimento  – tiveram queda de preços de 0,12% em julho.

O grupo de despesas, que havia apresentado alta de preços de 2,03% no mês anterior, foi um dos principais responsáveis pelo recuo da taxa oficial de inflação. Entre os produtos com queda de preços, destacam-se a cebola (-33,5%), batata-inglesa (-28,14%), tomate (-27,65%), frutas (-5,55%) e carnes (-1,27%).

Outros grupos de despesa contribuíram para o recuo da inflação de junho para julho, que, segundo o IBGE, têm relação com uma acomodação dos preços depois da greve dos caminhoneiros no final de maio, que elevou os preços de vários produtos em junho.

A percepção da inflação continua elevada, no entanto, devido aos preços elevados que tem se mantido desde o início da última fase de recessão enfrentada pelo país, entre 2015 e 2016.

Embora um quadro deflacionário seja indesejado,  a estagnação dos rendimentos para diversos setores do mercado – que se tanto, tem ajuste da inflação e pouco ou nenhum ganho real – torna a situação complicada para o consumidor amplo.

Não ajuda que as projeções de inflação – assim como do crescimento do PIB – mantidas pelo Banco Central tem se demonstrado consistentemente pessimistas, em um ano marcado por incertezas eleitorais e internacionais. Sinal de que se faz necessário um planejamento cuidadoso para combater a inflação.

Schroeder recebe visita internacional

A agricultura de Schroeder e as diversas formas de cultivo da banana foi o que motivou a visita de uma comitiva internacional ao município, composta por membros da Rede de Cooperação de Indicação Geográfica, na última segunda-feira (6).

A comitiva visitou produtores de bananas do município e as obras do futuro abatedouro de peixes. A Rede de Cooperação de Indicação Geográfica é uma instituição que busca promover o desenvolvimento dos municípios, estimulando a manutenção das produções e proporcionar aos produtores rurais e comunidade como um todo, mais qualidade de vida.

Feira de miniempresas

O Jaraguá do Sul Park Shopping recebe neste sábado (11), mais uma edição da Feira das Miniempresas. Organizada pela Junior Achievement SC, a iniciativa apresenta os produtos confeccionados ao longo do projeto, que durou 15 semanas.

Nas aulas, acompanhadas por voluntários da WEG, os participantes criaram uma empresa real, com colaboradores, acionistas, diretores e produtos fabricados para venda.

Desenvolvido nas escolas Euclides da Cunha, Holando Marcelino Gonçalves e Lauro Zimmermann, o projeto está na terceira edição em Jaraguá do Sul. A exposição no shopping pode ser conferida pelo público em geral, das 10h às 22h, no piso L1.

Liberado pagamento do PIS novamente

O pagamento das parcelas do PIS/Pasep foi retomado nesta quarta-feira, após ser suspenso no dia 30 de junho. No total, cerca de 23,8 milhões de pessoas de todas as idades, que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988, têm direito a acessar os recursos até 28 de setembro, quando se encerra a janela do novo cronograma permitido pela legislação.

Escola do Trabalhador com novos cursos

A Escola do Trabalhador, plataforma virtual de ensino à distância do Ministério do Trabalho, está com inscrições abertas para dois novos cursos: Excel intermediário e Identidade visual e gestão de clientes. Com isso, o número de cursos oferecidos chega a 23.

Os cursos são gratuitos e não há pré-requisitos para matrícula. Também não existe escolaridade mínima exigida. Basta fazer um pré-cadastro e iniciar a qualificação. Para ter acesso aos cursos, basta entrar na página da Escola do Trabalhador na internet pelo site.

Atualização é necessidade constante

O avanço tecnológico e o crescimento do uso da internet nas decisões de compras impõem ao varejo a necessidade de atualização constante não só em termos de estrutura e da capacidade de atendimento, mas principalmente na definição estratégica do negócio. Estabelecer um propósito e ter foco na atenção ao consumidor podem ser atributos decisivos para a sustentabilidade da empresa.

A avaliação é da especialista em e-commerce Ana Cristina Souza, ao participar de painel que discutiu evolução e tendências do varejo, durante a plenária Acijs-Apevi nesta segunda-feira (6), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Gabriel Seifert, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, traçou um panorama do comércio local, e reforçou a importância do empresário acompanhar a evolução do setor como forma de assegurar a fidelização do consumidor.

Quer receber as notícias no WhatsApp?