Industria têxtil e construção civil lideram oferta de empregos em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

17/02/2021 - 05:02

Depois de um 2020 atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, ao que tudo indica este ano será marcado como a retomada de setores da economia.

Segundo o coordenador da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Jaraguá do Sul e região, Douglas Venturi, os setores têxtil e de construção civil estão entre os que mais tem oferecido ofertas de trabalho no Município.

“Temos percebido principalmente a procura por costureira com experiência, até com uma certa urgência por parte das empresas. O mesmo ocorre na construção civil com o cargo de pedreiro e mestre de obras”, argumentou o coordenador. Ele comentou também que em plena segunda-feira de Carnaval, o posto teve grande procura por trabalhadores interessados nas vagas ofertadas.

Douglas Venturi também destacou que em breve o portal do Sine será atualizado. “Acreditamos que no máximo em uma semana, o munícipe poderá conferir as ofertas de trabalho neste espaço.

Interessados que preencham os requisitos devem comparecer no Sine de Jaraguá do Sul para retirar seu encaminhamento.

O horário de Funcionamento da agência Sine é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30 na Rua Antônio Cunha, 160, Vila Baependi, nas dependências da Rodoviária

“Devido à pandemia do Covid-19 devemos praticar o distanciamento social, com isso devemos evitar o acúmulo de pessoas. Por esse motivo somente compareça ao Sine se preencher todos os requisitos da vaga a qual pretende concorrer. Ajude-nos. Estaremos limitando o número de atendimento, será entregue 40 senhas no período da manhã e 40 senhas no período da tarde”, orienta Venturi.

Novo portal

A nova página da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) do Governo de Santa Catarina entrou no ar nesta segunda-feira (15.

Com informações do setor, o site é disponibilizado em três línguas: português, inglês e espanhol.

“Desse modo, podemos divulgar nossas ações tanto no Brasil como no exterior, atrair novos investimentos e facilitar a articulação internacional”, destacou a secretária da pasta, Daniella Abreu.

No portal, é possível encontrar dados e esclarecimentos sobre as áreas de atuação da Secretaria – Comércio Exterior, Atração de Investimentos e Relações Internacionais.

Certificado

Em breve, será possível fazer a emissão primária de certificado digital por videoconferência. A medida moderniza e torna mais rápida a emissão de certificado digital, seja para pessoa física ou empresas.

Dessa forma, conforme o diretor de serviços da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, Diego Zaninotto, será possível emitir um primeiro certificado remotamente, sem sair de casa.

Quem já possui certificado digital, usufrui desse benefício online há algum tempo.

“Para a entidade, a novidade garante o atendimento a mais clientes, inclusive, de fora da praça, otimizando recursos”, destaca. Ela entrará em vigor, em breve, depois da publicação de instrução normativa.

Vacinação

O cronograma do Ministério da Saúde para as entregas das doses das vacinas contra a covid-19 pelos laboratórios produtores prevê a remessa de 42,5 milhões de doses pelo consórcio Covax Facility, sendo 2,65 milhões da vacina AstraZeneca em março e de mais 7,95 milhões do mesmo imunizante até junho.

O Brasil receberá ainda aproximadamente mais 32 milhões de doses de vacinas contra covid-19 produzidas por laboratórios de sua escolha até o final do ano, conforme cronogramas estabelecidos exclusivamente pelo Covax Facility.

O cronograma junto ao consórcio se une a outros cronogramas de recebimento de vacinas que, no entanto, indicam que a vacinação plena dos 211,8 milhões de brasileiros não deve ocorrer antes do segundo semestre do ano.

Manutenção pluvial

Em meio à pandemia, com capacidade limitada, 85% das solicitações de serviço de manutenção de drenagem pluvial foram executados em Jaraguá do Sul, informou nesta semana o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) do município.

O setor de drenagem pluvial (água da chuva), passou a ser responsabilidade do Samae em 2020.

Na manhã desta segunda-feira (15), a equipe técnica se reuniu para traçar o plano de trabalho dos próximos dias. De acordo com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, a meta é reduzir ao máximo os serviços pendentes.