“Indústria automobilística conquista melhor resultado na pandemia em agosto”

Foto: Divulgação/Anfavea

Por: Pedro Leal

08/09/2020 - 08:09 - Atualizada em: 08/09/2020 - 08:44

Em agosto, a indústria automobilística atingiu o melhor desempenho desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

Apesar disso, os patamares atingidos ficaram “muito abaixo” dos registrados antes da crise sanitária, remontando aos de 20 anos atrás, conforme destacou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) à Agência Brasil.

O volume de produção de autoveículos (210,9 mil unidades) aumentou 23,6%, na comparação com julho (170,7 mil). Porém, em relação a agosto de 2019 (269,8 mil), houve queda de 21,8%.

Os licenciamentos (183,4 mil) cresceram 5,1% ante julho deste ano (174,5 mil), enquanto as exportações (28,1 mil) caíram 3,4%.

No acumulado de janeiro a agosto, os índices retrocedem a um nível alcançado há cerca de duas décadas, evidenciando a crise no setor.

Os licenciamentos (1,16 mi) recuaram 35%; as exportações (176,7 mil), 41,3%; e a produção (1,1 mi), 44,8%.

“De qualquer forma, é um número melhor. Estamos voltando ao novo patamar. A gente ainda não sabe qual o ritmo do terceiro trimestre e, principalmente, do quarto trimestre, mas, com certeza, o fundo do poço, aparentemente, nós estamos superando”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Segundo ressaltou, o prejuízo equivale a perder três meses de vendas.

Pagamento pelo WhatsApp

O Banco Central deve autorizar o funcionamento do recurso de pagamentos e transferências pelo WhatsApp. A afirmação é ro presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Segundo declarou, projetos como estes devem passar por um processo de aprovação.

“Quando o WhatsApp propôs o arranjo, entendemos que era um arranjo grande. Dissemos que como era grande e tinha várias dimensões, pedimos que entrassem no rito de aprovação como ocorre normalmente. E será aprovado”, afirmou , em entrevista à Bloomberg.

A análise do banco envolve a identificação de eventuais problemas que a operação possa trazer em sua implantação no país, tanto no aspecto concorrencial quanto nos direitos dos usuários.

Em seu anúncio, realizado em junho, a empresa declarou que o novo recurso permitiria transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção da plataforma Facebook Pay.

Demanda por crédito em alta

A procura de crédito pelas empresas cresceu 6,2% no mês de julho em comparação com o mês anterior. Foi o terceiro mês seguido de alta na busca por dinheiro emprestado pelas pessoas jurídicas. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian e foram divulgados na sexta-feira (4).

A elevação na procura por crédito em julho, na comparação com junho, teve como destaque as micro e pequenas empresas, que influenciaram a alta com variação mensal de 6,4%. As médias e grandes apresentaram elevação de 1% e 0,7%, respectivamente.

Na mesma comparação temporal, o setor de serviços registrou alta de 6,4% na procura por crédito, seguido pelo de comércio (6,2%) e indústria (5,7%).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul